14/12/2018

Lideranças indígenas aprofundam debate sobre desafios no contexto urbano das comunidades em São Paulo

“As novas gerações precisam ter uma outra visão dos povos indígenas para descobrir a beleza e a riqueza da diversidade”, ressaltou Benedito Prezia, da Pastoral Indigenista, Programa Pindorama (PUC-SP)

Foto: Claudia Weinman

Por Michelle Calazans, com informações da Descato

O Encontro Regional em São Paulo “Indígenas em contexto urbano: desafios no contexto urbano das comunidades” reuniu, de 30 de novembro a 02 de dezembro, diversas lideranças de São Paulo – Fulinô, Pataxo, Guarani, Kaigang, Pankararu, Pankarare, Kaimbe – para preservar e fortalecer a cultura dos povos e da própria história nacional. O evento foi realizado pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi) junto com os povos indígenas do Estado.

O indígena Pankararu, da aldeia Brejo dos Padres/PE, Edcarlos P. do Nascimento, resgatou a história de transição do seu povo de Pernambuco para São Paulo. “Na década de 1970 vários conflitos foram travados com os posseiros em Pernambuco. Por esse motivo, diversos indígenas migraram em pau de arara para São Paulo. Moro no Real Parque, que é periferia do Morumbi, mas em datas comemorativas e em período de férias retorno para Pernambuco para manter o intercâmbio e o fortalecimento da cultura do povo Pankararu. Hoje, nos deparamos com uma realidade social muito distinta aqui em São Paulo, de um lado da pista têm prédios luxuosos e do outro lado da pista nos deparamos com edifícios do Cingapura, que é uma antiga favela edificada com prédios da Codhab”, esclareceu.

Nesse sentido, Benedito Prezia, da Pastoral Indigenista Programa Pindorama (PUC-SP), explicou que é preciso desconstruir a tradição genocida deixada pelos bandeirantes, que são considerados heróis paulistas. “As novas gerações precisam ter uma outra visão dos povos indígenas para descobrir a beleza e a riqueza da diversidade. A visão atual da sociedade paulista é de que os indígenas não fazem nada e precisam ter de fato um emprego, como se eles estivessem atrapalhando por estarem vivendo em São Paulo”, pontuou.

Foto: Claudia Weinman

Share this:
Tags: