23/10/2018

Fórum dos Povos e Comunidades Tradicionais do Vale do Ribeira repudia candidatura de Jair Bolsonaro

O repúdio é contra a lógica do discurso agressivo e intolerante incorporado como proposta política e programa de governo apresentadas pelo candidato de extrema direita às eleições presidenciais.

O Fórum dos Povos e Comunidades Tradicionais do Vale do Ribeira (FPCTVR) manifesta repúdio a candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) que desrespeita e despreza abertamente povos e comunidades tradicionais, equiparando-os a animais e chamando-os de vagabundos.

Mais que palavras, que já causam um efeito devastador, trata-se de projeto político que ameaça a existência de populações etnicamente diferenciadas ao defender sem pudores a extinção ou redução dos territórios coletivos de povos e comunidades tradicionais e das unidades de conservação da natureza, considerados obstáculos à expansão do agronegócio e ao “desenvolvimento” nacional.

Confira abaixo a nota na íntegra:

 

Povos e comunidades tradicionais em luta pela democracia

O FÓRUM DOS POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DO VALE DO RIBEIRA (FPCTVR), espaço de organização, articulação e fortalecimento dos segmentos indígenas, quilombolas, caiçaras e caboclos que existem e resistem em Territórios Tradicionais, vem a público expressar extrema preocupação com o delicado e perigoso momento político que enfrentamos, especialmente diante das recentes notícias de atos de violência praticados, contra simplesmente quem pensa diferente, por eleitores do candidato que venceu o primeiro turno da eleição presidencial. Não se trata de postura isolada, mas ação que segue a lógica do discurso agressivo e intolerante incorporado como proposta política e programa de governo pelo candidato vencedor do primeiro turno.

O FPCTVR manifesta repúdio a candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) que desrespeita e despreza abertamente povos e comunidades tradicionais, equiparando-os a animais e chamando-os de vagabundos. Mais que palavras, que já causam um efeito devastador, trata-se de projeto político que ameaça a existência de populações etnicamente diferenciadas ao defender sem pudores a extinção ou redução dos territórios coletivos de povos e comunidades tradicionais e das unidades de conservação da natureza, considerados obstáculos à expansão do agronegócio e ao “desenvolvimento” nacional.

O tímido avanço observado na legislação e nas políticas públicas após a Constituição Federal de 1988, fruto do suor e da organização dos povos e comunidades tradicionais em luta, corre risco de desaparecer se a população brasileira optar pelo projeto de aniquilação das diferenças que a candidatura vencedora no primeiro turno representa e pretende colocar em prática. Não só os avanços na legislação e na política pública, mas as próprias comunidades correm risco de perecer, e com elas patrimônios culturais inestimáveis da sociedade brasileira, como o fandango caiçara e o sistema agrícola itinerante quilombola, reconhecidos nacionalmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Por essa razão, e por estar em risco a próprio democracia e a existência de grupos que possuem modos diferentes de ser e viver, o Fórum dos Povos e Comunidades Tradicionais do Vale do Ribeira grita ELE NÃO, ELE NUNCA, ELE JAMAIS!

Vale do Ribeira, 10 de outubro de 2018.

Share this:
Tags: