13/03/2018

Missionários da Consolata concluem Assembleia e divulgam Mensagem programática

A Assembleia motrou solidariedade com a situação dramática da Venezuela e reforçou a “a necessidade de acompanhar e apoiar o povo venezuelano.


Os missionários da Consolata estiveram reunidos em Bogotá, Colômbia, para definir propostas para a missão no Continente América e traçar linhas-guia para as Conferências Regionais. Ao encerrar os trabalhos, os participantes da Assembleia, realizada de 5 a 10 de março, divulgaram uma Mensagem com as principais decisões.

“Rever e avaliar as nossas presenças a fim de fechar algumas e abrir outras mais de acordo com o carisma ad gentes e as opções do Continente; Consolidar equipes nas opções do Continente trabalhando de forma articulada e em rede; Realizar um Biênio continental sobre a Animação Vocacional”, são alguns dos compromissos asumidos.

A Assembleia motrou solidariedade com a situação dramática da Venezuela e reforçou a “a necessidade de acompanhar e apoiar o povo venezuelano. Para isto se propôs formar no Continete, uma Equipe de missionários para apoiar, junto as forças eclesiais e humanitárias, os venezuelanos que emigram para Boa Vista (RR)”.

Leia abaixo, a Mensagem em sua íntegra.

 Assembleia IMC Continente América
MENSAGEM FINAL

Espírito de Jesus, companheiro em sua vida e sua missão,
que segues dentro do coração de seus discípulos missionários
iluminando, animando, fortalecendo, defendendo e consolando.
Vem, assiste-nos no processo de revitalização, Vem!
Sabedoria do Pai, revelada no Filho,
Pedagogo do existir criativo e inovador,
capaz de penetrar na sala, mesmo que a porta esteja trancada.
Vem, ajuda-nos na reestruturação, Vem!

Acompanhados pelo Padre Geral e seu Conselho, nós os 31 participantes da Assembleia reunidos em Bogotá, de 5 a 10 de março de 2018, conseguimos juntos assimilar as Atas do XIII Capítulo Geral, o Projeto Missionário Continental e as Línhas-guia da Direção Geral, a fim de alcançar o objetivo de realizar nossa programação continental e traçar algumas linhas operativas para o Continente e para as Conferências de Circunscrições.

Graças ao excelente clima de oração, às apresentações e discussões, conseguimos trabalhar em profundidade sobre os seguintes serviços e opções missionárias assumidas no Continente:

1. Discípulo missionário (a pessoa e a formação)
2. Vida fraterna em comunidade
3. Serviços (Animação Missionária Juvenil e Vocacional, Comunicação e Educação)
4. Missão ad gentes (mundo étnico Afro-descendente, Indígena e Amazônia)
5. Migrantes e refugiados, periferias urbanas, periferias existenciais
6. Economia para a missão
7. Valores transversais: Justiça e Paz, cuidado da Criação e diálogo Interreligioso
8. Trabalho em comum com as Missionários da Consolata e os Leigos Missionários da Consolata.

 

Em busca de uma nova visão comum e ampla, nos propusemos como Assembleia, alguns desafios para revitalizar e reestruturar:

  • Pastoral vocacional: realizar um Biênio continental sobre a Animação Vocacional com o objetivo de sensibilizar, formar e animar os missionários sobre esta prioridade.
    Formação: cuidar da pertença ao Instituto e da identidade carismática de cada missionário em relação à missão do Continente.
    Presenças missionárias: sigir o mandato capitular para rever e avaliar as nossas presenças a fim de fechar algumas e abrir outras mais de acordo com o carisma ad gentes e as opções do Continente.
    Missão ad gentes: consolidar equipes missionárias nas opções do Continente trabalhando de forma articulada e em rede.
    Solidariedade continental: criar uma Equipe Missionária Itinerante sempre que haja situações de emergência humanitária no Continente.
    Comunicação: construir um Portal continental com conteúdos comuns, reunindo os sites das circunscrições.
    Trabalhar em comunhão: criar equipes orgânicas de coordenação continental para os vários serviços e opções.

Como missionários, fiéis ao chamado e ao envio consolados por Deus como a Virgem Mãe de Nazaré, queremos partir revitalizados, com alegre pressa, em grupos, em equipes e / ou em comunidades, de mãos dadas com a Igreja e com tantas pessoas de boa vontade. Como missionários de uma Igreja em saída, queremos ir até às periferias urbanas e existenciais para ver as sementes do Verbo germinar. Desejamos misturar-nos com os migrantes e refugiados para acabar com a orfandade dos sem-pátria. Comprometemo-nos a unir nossas vozes aos gritos de resistência dos Indígenas, Afrodescendentes e jovens, para assim, ajudar a descer os crucificados das cruzes impostas pelo mercado avarento, pela exclusão e pela injustiça.

Dentro desse movimento de mudanças e dinamismo missionário, queremos ser no Continente América, animadores alegres, agradecidos e anunciandores da missão de Deus, testemunhos e promotores do discipulado missionário do Senhor Jesus, com o estilo, o método e a espiritualidade carismática, recebidos por meio do Bem-aventurado Fundador e Formador, José Allamano. Estamos convencidos que assim atrairemos outros a seguir nossa nobre vocação.

Na Assembleia nos solidarizamos com a situação dramática da Venezuela e sentimos a necessidade de acompanhar e apoiar o povo venezuelano através de gestos concretos. Para isto se propôs formar no Continete, uma Equipe de missionários para apoiar, junto às forças eclesiais e humanitárias, os venezuelanos que emigram para Boa Vista (RR).

Como filhos do Allamano que trabalhamos no Continente América, sentimos a urgência de uma revitalização e reestruturação centrada em Jesus Cristo, fundadas mais no “ser”do que no “fazer” e evidenciada em um estilo mais discreto, humilde e propositivo. Propomo-nos, e assim o faremos, “concordes e iluminados”, com “espírito de família” e “em unidade de intenções”, como o fizeram as Irmãs da Consolata, as Bem-aventuradas Irene e Leonella. Somos da Consolata como elas, consolados para consolar! Seguindo as pegadas de nosso Santo Óscar Romero e com o impulso do Espírito, convidamos toda a Família Consolata a sulcar a missão na América com passos proféticos.

Coraggio in Domino!

Bogotá, 10 de março de 2018
Os participantes da Assembleia

Share this:
Tags: