CDHM denuncia no Parlamento Europeu violações de direitos humanos de indígenas no Brasil
Da Agência Câmara
O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, deputado Paulão (PT-AL) e a deputada Janete Capiberibe (PSB-AP) estão essa semana em missão oficial representando o colegiado parlamentar em Bruxelas, na Bélgica, sede do Parlamento Europeu, denunciando aos eurodeputados as violações de Direitos Humanos contra os povos indígenas no Brasil.
A ida dos deputados brasileiros ao Parlamento Europeu ocorre um ano depois de diligência no Mato Grosso do Sul, quando os eurodeputados visitaram aldeias do povo Guarani-Kaiowá que sofrem genocídio por parte de grupos ligados a fazendeiros da região.
“O intuito da viagem é promover a conscientização sobre as dificuldades que enfrentam os povos indígenas no Brasil e na América Latina, e de fortalecer o suporte a essas pautas nas Instituições da União Europeia”, afirma a deputada Janete Capiberibe, autora do requerimento que deu origem à agenda.
Em Bruxelas será exibido mostra do filme Terras Brasileiras, seguida de discussão. Também haverá lançamento do ‘Friendship Group’ para os Povos Indígenas da América Latina.