Lideranças do povo Mura cobram promessas do governador do Amazonas
Em agosto de 2016, indígenas fecharam rodovia em protesto. foto: J Rosha/Cimi Norte I
Por J. Rosha – Cimi Norte I
Manaus/AM – Tuxauas das aldeias Cuia, Moiray, São Felix. Pontas das Pedras, Guapenu e Sampaio, localizadas em Autazes (AM) – município localizado a 107 quilômetros da capital -, vão cobrar do governador José Melo (PROS) o asfaltamento dos ramais que dão acesso às aldeias Cuia, São Felix e Moiray, do povo indígena Mura. A execução das obras foi prometida durante a campanha eleitoral de 2014, conforme explica José Roberto Yamuth, tuxaua da aldeia Cuia.
O asfaltamento vai beneficiar mais de sete mil moradores da localidade, entre indígenas e não indígenas.
“Nossa preocupação maior é com os estudantes. Eles são os mais prejudicados nesse período de chuvas. Os ramais ficam intransitáveis, pois alagam em muitos trechos”, disse o tuxaua José Roberto.
Os líderes indígenas do povo Mura estarão em Manaus no próximo dia 10, onde tentarão agendar uma audiência com o governador José Melo.
Prefeito, na épooca, foi chamado para interbir na negociação com o Governo do Estado. foto: J. Rosha/Cimi Norte I
Em agosto do ano passado, os indígenas realizaram manifestações cobrando o asfaltamento dos ramais e outras promessas de campanha. Por duas ocasiões eles bloquearam a rodovia AM-254, na altura do quilômetro 90. Após conversa com o então prefeito Thomé Filho, eles suspenderam o bloqueio com o compromisso de que teriam apoio para levar suas reivindicações diretamente ao Governo do Estado.