23/11/2016

Spray de pimenta é usado contra povos e comunidades tradicionais para barrá-los à sessão da CPI da Funai/Incra 2

A Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados utilizou spray de pimenta contra indígenas, quilombolas, pescadores, pescadoras e quebradeiras de coco na manhã desta quarta-feira, 23, em frente ao anexo 2. O grupo negociava a entrada na Câmara no momento da ação truculenta.   

Os povos e comunidades tradicionais queriam acompanhar a sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra a Funai e o Incra 2, marcada para começar às 11 horas (horário de Brasília). Ao tentar entrar, foram barrados pela segurança e dispersados com quantidade exagerada de spray de pimenta.  

Crianças passaram mal e precisaram ser socorridas. Assista ao registro da ação truculenta aqui. Os povos e comunidades tradicionais seguiram em protesto em uma outra entrada da Câmara Federal, enquanto a sessão da CPI passou a acontecer sem a presença do grupo.

Em mais uma demonstração da falta de democracia que vigora na "Casa do Povo", como é possível se constatar em outras ocasiões, os povos e comunidades tradicionais foram barrados e impedidos de acompanhar uma CPI que lhes diz respeito.  


Os deputados ruralistas, principais interessados na retirada de direitos constitucionais ligados à demarcação territorial, além de autores tanto da primeira quando da atual CPI da Funai/Incra, dirigem os trabalhos da Comissão sem que povos indígenas e quilombolas sequer possam acompanhar as sessões.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Cimi
Share this: