09/06/2016

Escola Myky inicia Técnico em Agroecologia para garantir sustentatibilidade socioeconômica ao povo

HORIZONTE ABERTO – “MEKYNPJAHA KAAKIKA”. Assim foi denominado o Ensino Médio Técnico Profissionalizante em Agroecologia iniciado nesse ano de 2016 na Escola Estadual Indígena Xinui Myky, Aldeia Japuíra, município de Brasnorte MT.

O povo Myky vive a noroeste do Estado de Mato Grosso em áreas da Floresta Amazônica e do Cerrado, uma das poucas áreas remanescentes de transição entre os dois biomas.

Em 1971 eram apenas 23 pessoas quando foram contatados pelos missionários jesuítas.

Hoje, a comunidade Myky se compõe de 135 habitantes sendo que, na grande maioria, crianças e jovens.

São muito poucos os anciões, guardiões da cultura e da sabedoria ancestral de uma sociedade em que os valores fundamentais são a convivência e a partilha. Um povo essencialmente agricultor, mantendo até hoje grandes roças comunitárias e familiares, com abundantes produtos crioulos, dedicando-se ainda à caça e à pesca.

Trata-se de uma sociedade que vive a lógica da reciprocidade e cuja tônica social é a convivência harmoniosa com a natureza, consigo mesmo, com os outros e com o Sagrado. O povo myky mantém sua identidade cultural e seus valores tradicionais graças à ação pedagógica e socializante, um processo educativo que permeia o cotidiano e se insere também em todas as situações do contexto hodierno.

Mas, atualmente, após 45 anos do primeiro contato com a sociedade não índia, vivem inseridos em um contexto em que os dois mundos se confrontam e onde a lógica do mercado tenta superar a lógica da reciprocidade.

Foi portanto, frente a um panorama de desafios e utopias que se projetou o Ensino Médio em Agroecologia.

CAMINHO SE FAZ AO ANDAR, E O HORIZONTE INCITA A CAMINHAR”.

A juventude myky encontra-se de fato frente a um horizonte aberto, um futuro tão instigante quanto desafiador.

As novas tecnologias, a economia de mercado, os atrativos de uma vida fácil, seguranças ilusórias de salários se contrapõem hoje à prioridade da preservação e sustentabilidade do território, realização dos rituais e fortalecimento do sistema educacional próprio.

O Ensino Médio em Agroecologia se delineou como caminho rumo ao futuro, ao horizonte de Bem Viver para as novas gerações.

Não foi fácil planejar, programar, estruturar, organizar e finalmente implementar um processo ao mesmo tempo pedagógico e administrativo, eivado de sonhos e de impasses, acompanhado de ventos favoráveis mas tendo também de superar muitas e muitas pedras no caminho.

Como aprendemos na vida myky, só foi possível fazer acontecer o curso, porque foram muitas as pessoas que, coletivamente, “wátuhowy” esboçaram e implementaram a proposta curricular e continuam agora se comprometendo com sua realização no dia a dia.

Alguns órgãos contribuíram no processo de implementação do curso. Destacamos a Coordenadoria de Educação Escolar Indígena, na preparação do projeto; a Assessoria Pedagógica de Brasnorte no acompanhamento e encaminhamento à Seduc, o Ministério Público pelo articulação com os órgãos estaduais e a Coordenação Regional do Noroeste do Estado de Mato Grosso – Funai – pela sua importante parceria no transporte dos professores da cidade de Juína e Brasnorte até a aldeia.

Foi assim então que no dia 20 de abril de 2016 iniciou-se na aldeia Japuíra o tão desejado Ensino Médio em Agroecologia.

Umenã Myky, diretor da escola, abriu a sessão invocando a presença daqueles que já partiram mas continuam vivos protegendo e inspirando a luta: luta pelo território, luta pelos direitos constitucionais, luta pela vida e pelo Bem Viver e agradeceu à comunidade a realização desse projeto alternativo.

Os 27 jovens – rapazes e moças – foram chamados e de pé responderam “are’i apakanã” = aqui estou! A comunidade toda aplaudiu orgulhosa e esperançosa.

No chão, significativamente estavam dispostos objetos da cultura Myky – a rede de algodão nativo com flocos de algodão branco e marrom, o fuso das mulheres e o xire dos homens, a peneira com milho, o feijão a ser plantado, o arco e a flecha…

Encerrando esse momento, Paatau e Kamunu cantaram emocionando a comunidade.

Era o 1º dia do curso e muito significativamente, foi dada a primeira aula por Tapau Myky, professor de Língua materna.

O curso Mekinpjaha Kaakika – Horizonte Aberto – tem como objetivos:

Promover a sustentabilidade socioeconômica da comunidade, qualificando os jovens mỹky para atuarem responsavelmente na construção do Bem Viver de seu povo, assegurando a integridade do Território e a soberania alimentar a partir das roças comunitárias;

Favorecer a melhoria da situação de saúde através da maior oferta de produtos alimentícios integrantes da dieta alimentar tradicional;

Garantir à comunidade a defesa e preservação do seu território, favorecendo as condições ambientais propicias à realização de seus rituais e aproveitamento dos recursos naturais;

Proporcionar a recuperação dos saberes agrícolas, faunísticos e florestais tradicionais bem como oferecer acesso a novas tecnologias agrícolas e ambientais.

A proposta didática visa sempre uma perspectiva interdisciplinar, a partir do concreto, da realidade, do contexto e das expectativas dos Myky.

Estamos no final da 1ª etapa e é bonito ver e sentir o entusiasmo, o interesse, e constatar a participação e a alegria da turma nas pesquisas de campo, nas aulas teóricas e práticas, apresentando os resultados em cartazes expostos pelas paredes da sala.

Acreditamos na contribuição desse curso para fortalecer e ampliar na comunidade Myky a consciência do atentado à Mãe Terra explorada e devastada, onde se agrava a destruição da biodiversidade, a degradação do solo e das nascentes, a contaminação por agrotóxicos, a problemática das hidrelétricas em toda a região.

Apostamos que esse projeto se concretizará ao longo desses 4 anos em uma prática transformadora que, alicerçada nos valores fundamentais da cultura sócio-política-econômica-religiosa do povo Myky, vai ser, em verdade, um horizonte aberto de Bem Viver.

Fonte: Por Elizabeth Amarante Rondon, Cimi Regional Mato Grosso
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