22/02/2016

“Sepé é um modelo de lutador em prol de uma terra que clama por respeito”

No dia 9 de fevereiro, terça-feira de Carnaval, cerca 12 mil pessoas, trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade, participaram da 39ª Romaria da Terra, em São Gabriel, no Rio Grande do Sul. No final de semana, ocorria no mesmo município o 10º Encontro Sepé Tiaraju, que reuniu cerca de 6 mil indígenas dos povos Guarani Mbya e Avá do sul do Brasil e da Argentina, Kaiowá e Ñandeva do Mato Grosso do Sul e do povo Kaingang.

A celebração da Romaria, que teve como temática “Cuidar da terra, casa comum”, foi feita pelo arcebispo de Porto Velho (RO) e presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Dom Roque Paloschi.

Na cidade que é considerada o coração do latifúndio gaúcho, dom Roque lembrou aos romeiros o legado de Sepé Tiaraju, guerreiro Guarani que resistiu aos impérios de Portugal e Espanha e foi massacrado, ao lado de 1500 companheiros, na localidade da Sanga da Bica, também em São Gabriel. Dois dias antes, completavam-se 260 anos do assassinato de Sepé Tiaraju, conhecido popularmente como São Sepé e, segundo dom Roque, “canonizado pelo senso de fé do povo gaúcho”.

“Sepé é um modelo de lutador em prol de uma ecologia, de uma Terra sem Males, de uma terra que clama por respeito e não ser envenenada”, afirmou Dom Roque. “São Sepé não fez guerra de conquista, apenas em seu direito legítimo de defender o seu povo, a sua história, a sua cultura, as suas tradições. Nós também estamos aqui porque não queremos guerra, mas queremos terra”.

O simbolismo que carrega a história de Sepé Tiaraju entre os povos indígenas e as pessoas que ainda lutam pela terra e por seus direitos no campo foi também lembrado na celebração por Dom Roque. “Sepé é símbolo de todos aqueles e aquelas que deram suas vidas para o povo, para que o povo tivesse mais vida. Nestes 260 anos de martírio de Sepé e seus companheiros, muitos outros Sepés foram mortos pelos mesmos interesses econômicos”.

Assista, abaixo, ao vídeo da fala de Dom Roque durante a 39ª Romaria da Terra, produzido pelo coletivo Correria:

Carta da Romaria
Na semana seguinte à romaria, foi divulgada a Carta da 39ª Romaria da Terra do Rio Grande do Rio Grande do Sul, que pode ser acessada clicando aqui.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Cimi
Share this: