Povos indígenas do Vale do Javari divulgam carta com condições para dar fim à ocupação da Funai em Atalaia do Norte
Na última quarta-feira (20), os povos Matis, Mayuruna, Kanamary e Marubo divulgaram uma carta em que fazem reivindicações e pedem a exoneração do coordenador regional da Funai em Atalaia do Norte (AM). No dia 19, mais de cem indígenas destes povos ocuparam a sede da Coordenação Técnica (CR) da Funai – Vale do Javari, localizada na cidade de Atalaia do Norte, a 1.100 quilômetros em linha reta de Manaus, no extremo oeste do Amazonas e na fronteira com o Peru.
As reivindicações apresentadas na carta divulgada pelos indígenas e direcionada ao presidente da Funai, João Pedro Gonçalves, são colocadas como condições para que a sede da CR de Atalaia do Norte seja desocupada.
Entre os pontos que os indígenas do Vale do Javari abordam no documento estão a insegurança que os indígenas enfrentam, especialmente por se localizarem em uma região de tríplice fronteira que está na rota do tráfico internacional de drogas, e a falta de providências para garantir o fim da presença de indígenas Korubo isolados no território dos Matis, o que impede as atividades rotineiras do povo.
Os indígenas também denunciam "o desrespeito do Coordenador ao povo Matis", denunciando que o coordenador regional da Funai de Atalaia do Norte "intimidou o povo Matis com ameaça de usar a força policial e exército brasileiro de forma desnecessário para cessar conflitos interétnicos".
No início de dezembro de 2014, dois indígenas Matis foram assassinadas durante conflito com índios isolados do povo korubo, na aldeia Todowak, às margens do rio Coari. Esse fato teria desencadeado retaliação e provocado morte também de isolados.
Os povos que ocupam a sede da CR denunciam ainda que "não há iniciativa do coordenador para apoiar o desenvolvimentos nas comunidades, com isso aumentando evasão de indígenas para cidades vizinhas em busca de emprego e educação".
Por fim, os indígenas solicitam que o presidente da Funai cumpra a agenda de visita ao Vale do Javari para construir um plano participativo que atenda às demandas dos povos do Vale, solicitando também celeridade na nomeação de um novo coordenador regional.
Clique aqui para ler a carta na íntegra.
Foto: Associação Indígena Matis