19/10/2015

DPU e Cimi realizam seminário em São Paulo sobre indígenas no contexto urbano

A Defensoria Pública da União (DPU) de São Paulo realizará, em parceria com o Conselho Missionário Indigenista (Cimi), na próxima quarta-feira (21), o evento Povos Indígenas em Contexto Urbano: por uma sociedade do Bem Viver. O seminário reunirá diversos especialistas e a própria população indígena para discutir os problemas enfrentados, suas soluções e o acesso à Justiça no âmbito dos direitos dessa parcela da população.

 

O seminário será realizado durante todo o dia no auditório da DPU em São Paulo e será dividido em três mesas temáticas: “Contextualização”, “Temas Jurídicos” e “Desafios e Demandas dos Povos Indígenas”. Além disso, na abertura e no encerramento haverá cântico e dança tradicional. A iniciativa busca dar maior visibilidade ao tema dos indígenas em situação urbana e às possibilidades de atuação da Defensoria Pública nessas demandas.

 

Conforme dados do Censo de 2010, o município de São Paulo ocupa o 4º lugar em quantidade total de indígenas. Dos quase 13 mil que residem no município, 12 mil vivem na área urbana da cidade. Municípios como Salvador, Rio de Janeiro e Brasília também são reconhecidos por terem grande quantidade de indígenas no meio urbano. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em recente estudo, também sinalizou para quase 40% da população indígena do Brasil vivendo nas cidades.

 

Confira aqui a programação do Seminário

 

 

Serviço

 

O quê: Seminário Povos Indígenas em Contexto Urbano: por uma sociedade do Bem Viver

 

Quando: 21/10, das 9h às 16h

 

Onde: Auditório da Defensoria Pública da União (DPU) em São Paulo – Rua Fernando de Albuquerque, 155, Térreo – Consolação

 

Inscrições e informações: [email protected] ou (11) 3627-3431

 

Fonte: Assessoria de Comunicação DPU
Share this: