30/07/2015

Nota do Cimi Amazônia Ocidental sobre a morte da liderança Txate Ashaninka

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) Regional Amazônia Ocidental vem, por meio desta nota pública, externar seu profundo pesar pelo falecimento do lider indígena Txate Ashaninka (foto), do povo Ashaninka, aldeia Kokaçu, Terra Indígena Ashaninka e Isolados do Envira, Alto Rio Envira, município de Feijó.

Txate era respeitadíssimo como líder e como pajé, ativo na defesa dos isolados do Envira. Seu falecimento se deu em decorrência de uma gravíssima hepatite que o mantinha internado no hospital do Juruá, cidade de Cruzeiro do Sul, há mais de um mês, onde faleceu na madrugada desta quinta-feira, 30 de julho.

Sabendo da gravidade de seu estado de saúde, Txate solicitou à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), que fosse transferido para sua aldeia. Desejava passar seus últimos momentos junto de seu povo, de sua família, em sua terra. Seu pedido, entretanto, não foi atendido e, lamentavelmente, seu corpo deverá ser sepultado na cidade de Cruzeiro do Sul, contrariando a tradicionalidade e o desejo do povo Ashaninka e de familiares.

Compartilhamos com os Ashaninka do Envira nossos sentimentos de dor por tamanha perda e esperamos que os espíritos sigam conspirando a favor do povo Ashaninka do Envira, e que a  luta de Txate continue nas gerações atuais e futuras!

Rio Branco, 30 de julho de 2015

Rosenilda Nunes Padilha – Coordenadora Regional, Cimi Regional Amazônia Ocidental

 

Fonte: Cimi Regional Amazônia Ocidental
Share this: