22/04/2015

Morre a liderança indígena Eva Kaxixó

É com pesar que informamos a morte de Eva Maria da Cruz Kaxixó. Eva faleceu nesta quarta-feira, 22, às 6 horas, na cidade de Pompeu, noroeste de Minas Gerais.

Eva tinha 73 anos, mãe de Jerry Kaxixó, ambos renovadores da luta do povo Kaxixó pelo reconhecimento étnico e territorial na década de 1990. Portanto, liderança importante na luta do Povo Kaxixó, que se junta a outras lideranças do povo no reino de paz: Zezinho Kaxixó, Djalma Kaxixó, Pedro Kaxixó, Marreco Kaxixó.

O povo Kaxixó luta há 22 anos pelo reconhecimento e demarcação do território tradicional na região noroeste de Minas Gerais, municípios de Martinho Campos e Pompeu. Em 2013, teve o relatório de identificação territorial aprovado e publicado, num total de 5.500 mil hectares. O território reivindicado somava mais de 12 mil hectares. A situação atual é de total paralisação do processo. O argumento da Funai é de que houve três contestações e uma decisão judicial favorável a paralisação do processo de demarcação, fato que até o momento não foi devidamente comprovado.

A morte de Eva Kaxixó coloca mais responsabilidade sobre as lideranças atuais na continuidade da luta, em especial na demarcação do território; luta sonhada e liderada por ela e todos que já se foram para o reino de paz. O Conselho Indigenista Missionário se solidariza com a família de Eva Kaxixó. Que o Deus da Vida os conforte nesse momento e continue os fortalecendo na luta pelos direitos.

Muita Paz.

Fonte: Cimi Regional Leste
Share this: