Povos de Rondônia, Noroeste de Mato Grosso e Sul do Amazonas reúnem-se para defender direitos indígenas
Com o Tema: “Fortalecer, Proteger e Unificar as lutas em Defesa dos Direitos Indígenas”, cerca de 90 lideranças de povos de Rondônia, do Noroeste do Mato Grosso e do Sul do Amazonas, realizaram o encontro regional “Abril Indigena”, de 7 a 10 de abril, onde discutiram, avaliaram e refletiram sobre os problemas que atingem os povos desta região. “Nossas terras foram roubadas, nossas riquezas saqueadas e nossa cultura ridicularizada. Continuamos firmes na luta, na defesa de nossos territórios”, afirmaram os indígenas.
Foram expostas as angústias, preocupações e violências ainda vivenciadas diariamente pelas comunidades e territórios tradicionais. As lideranças denunciaram os ataques que os povos vêm sofrendo, com as constantes violações de seus direitos, garantidos constitucionalmente, assim como as ameaças que rodam os territórios, seja por invasão de madeireiros, fazendeiros, instalação de grandes empreendimentos, especulação do agronegócio e dos projetos de REDD (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal), que têm impactos desastrosos para os povos indígenas.
O encontro ainda denunciou o roubo do patrimônio genético dos povos, que se posicionaram contrários à criação do Instituto Nacional de Saúde Indígena (Insi). Diante de tudo, foi renovada a indignação. “Exigimos respeito aos nossos direitos tão duramente conquistados pela Constituição Federal de 1988 e na Convenção 169 da OIT, e hoje ameaçados por aqueles que só exploram as riquezas e os povos do nosso país. Nós somos filhos da Mãe Terra e por ela seguiremos lutando, guiados pelos espíritos de nossos antigos guerreiros”, disseram as lideranças.