18/03/2015

Lewandowski recebe memorial de delegação indígena da Bahia com reivindicações

A delegação de indígenas da Bahia, composta por Pataxó, Kariri, Tupinambá esteve no Supremo Tribunal Federal (STF) na tarde desta quarta-feira (18) para uma audiência com o presidente do Supremo, ministro Ricardo Lewandowski.

Durante o encontro a delegação entregou um memorial contendo uma carta dos índios que aborda diversos assuntos, incluindo os processos que estão tramitando no STF e fotos mostrando a realidade dos acampamentos indígenas.

Além da entrega, a delegação apresentou os principais problemas enfrentados hoje e cobrou prioritariamente as demarcações em andamento na Bahia e no Brasil, a suspensão das reintegrações de posse e outras questões ligadas aos direitos indígenas. O grupo também relatou a situação de violência física e ameaças que enfrentam na região por parte de fazendeiros.

Lewandowski reiterou o apoio às causas indígenas. Para ele, esses direitos são constitucionais que devem ser respeitados. Ainda de acordo com o ministro, ele foi voto vencido quando compunha a 2ª turma.

Sensível à causa, na semana passada, em caráter de liminar, Lewandowski decidiu pela suspensão da reintegração de posse do povo Guarani-Kaiowá de Kurusu Ambá, no MS, até o processo estar transitado em julgado.

Durante a audiência, outro grupo da mesma delegação aproveitou para entregar o documento contendo as pautas de reivindicações para os outros ministros, visitando cada um dos gabinetes.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Cimi
Share this: