19/02/2015

Bispos da CNBB refletem sobre a CF 2015 na Assembleia Legislativa

Em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), na quarta-feira, 12, bispos do regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresentaram o Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2015. Este ano, a Campanha traz como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir!”.

 

Participaram da solenidade, autoridades políticas e religiosas, deputados, assessores e os bispos dom Fernando Legal, referencial da CF no regional Sul 1, dom Pedro Luiz Stringhini, bispo de Mogi das Cruzes (SP) e dom Edmar Peron, auxiliar de São Paulo e vigário episcopal da Região Belém. Também marcaram presença o coordenador estadual da CF, padre Antonio Carlos Frizzo, e o secretário regional da Cáritas Brasileira e Economia Solidária, João Sérgio da Silva.

Em sua fala, dom Pedro Luiz Stringuini ressaltou a relação da Igreja com a sociedade, recordando a proposta da Campanha da Fraternidade deste ano. “A Igreja é uma instituição que serve à sociedade. Na sua presença no mundo anuncia os valores morais e sociais da mensagem de Jesus Cristo. O amor de Jesus Cristo e o amor de Deus incidem no amor ao próximo, e o amor ao próximo é a caridade que praticamos no dia a dia”, disse o bispo.

Igreja no mundo

Durante seu pronunciamento, dom Peron afirmou que a Campanha é um momento único. “Todo cristão é também um cidadão. Por isso, a igreja quer colaborar com a sociedade e encontrar os melhores caminhos para o bem do povo brasileiro”, refletiu o bispo.

O coordenador estadual da CF, padre Antonio Carlos Frizzo, ressaltou que a campanha quer mostrar a presença da Igreja no mundo. “Nós já estamos na sociedade por meio das pessoas que atuam nas mais diversas pastorais sociais, Pastoral Operária, Direitos Humanos, Indígenas, Mulher Marginalizada, Pastoral do Menor, Pastoral da Criança. A CF deste ano recorda os ensinamentos do Concílio Vaticano II e do papa, motivando nossas comunidades a ser presença no mundo”.

CNBB com informações e foto do regional Sul 1. 

Fonte: CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
Share this: