18/02/2015

Nota de apoio ao povo Kayapó mobilizado em Mato Grosso por melhorias na saúde indígena

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – APIB, instância nacional que congrega as organizações indígenas regionais: APOINME, COIAB, ARPINSUL, ARPINSUDESTE, COMISSÃO DE TERRAS GUARANI YVYRUPA, Conselho dos Povos Indígenas de Mato Grosso do Sul e ATY GUASU, vem de público manifestar o seu apoio aos povos indígenas de Mato Grosso, principalmente os Kayapó, mobilizados em defesa de melhorias no atendimento básico à saúde indígena, no âmbito do Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena (DSEI) – Kayapó, cuja sede na cidade de Colider está ocupada pelas lideranças há cerca de duas semanas , aguardado soluções por parte dos gestores da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI).

 Os indígenas exigem do governo o atendimento às seguintes reivindicações:

 – A exoneração da coordenadora do DSEI-Kayapó, Sanna Rochelli;

– O aumento do teto orçamentário do Dsei-Kayapó;

– O fornecimento de medicamentos nos postos das aldeias atendidas pelo DSEI;

– A retomada e conclusão das obras de construções nos postos de saúde das aldeias

– Agilidade na conclusão das obras do sistema de abastecimento de água nas aldeias.

– A resolução da capacidade insuficiente das casais de Peixoto de Azevedo e Colider, pois não há espaço para alojar dignamente os pacientes e acompanhantes.

 As lideranças propõem reunião com o Conselho Distrital (CONDISI), com a participação de lideranças e caciques, mas o Secretário da SESAI avisou que só poderá assegurar a reunião depois do carnaval e com a condição de que os índios desocupem a sede do DSEI.

 A situação da saúde indígena retratada nas reivindicações do povo Kayapó, lamentavelmente reflete um quadro que se repete em várias regiões do país e é preciso que a SESAI assuma a sua responsabilidade cumprindo rigorosamente a função para a qual foi criada. A morosidade indiferença e descaso mostrados pela SESAI tendem a piorar o quadro de desassistência e o acirramento de conflitos, desnecessários se o atendimento fosse realizado conforme a real necessidade dos povos indígenas.

 Brasília – DF, 14 de fevereiro de 2015.

 ARTICULAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS DO BRASIL – APIB

Fonte: ARTICULAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS DO BRASIL - APIB
Share this: