Nota em solidariedade aos Povos Indígenas de Mato Grosso do Sul
A rede de solidariedade aos Kaiowá e Guarani do Mato Grosso do Sul, vítimas de um lento processo de genocídio pelas vias da não demarcação de suas terras tradicionais, assassinatos, fome, racismo e confinamento, ganhou o apoio da Congregação das Irmãs Franciscanas. Leia nota na íntegra:
Nós, Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida do Regional Centro-Oeste (RCO), reunidas em assembleia entre os dias 08 a 11 de dezembro de 2014, manifestamos a nossa solidariedade a todos os Povos Indígenas, em particular aos povos Guarani e Kaiowá.
Em comunhão e solidárias com todas as entidades e alianças apoiadoras desta causa, que ao longo dos anos vem sofrendo descaso e morosidade em proporcionar espaço de vida para estes povos, violando seus direitos à terra que garante a vida e dignidade, assegurando sua cultura, invocamos a Mãe e Padroeira desta Pátria que interceda ao Filho: “Eles não tem mais vinho” (Jo 2,3), neste contexto, eles não têm mais terra.
Solicitamos aos nossos governantes que têm o poder e dever de resolver estas questões de conflitos agrários, que o façam, sem demora e de uma vez por todas, com o olhar de Deus.
Campo Grande, 11 de dezembro de 2014.
Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida
Regional Centro-Oeste – RCO