09/12/2014

Nota do Cimi em apoio à paralisação dos trabalhadores da EBC

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) manifesta apoio à paralisação de 24 horas dos trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), nesta terça-feira, 9, nas cidades de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e São Luís.

A pauta dos trabalhadores e trabalhadoras é a aprovação de um novo plano de carreiras. Segundo os servidores da EBC, os empregados precisam trabalhar mais de 100 anos para alcançar um plano de carreira e os pisos salariais estão entre um dos piores do serviço público, a avaliação de desempenho não tem método justo nem critérios claros e os mecanismos de gratificação são arbitrários.

Entendemos que comunicação pública só é possível com autonomia e trabalhadores valorizados, uma comunicação que seja capaz de levar informação de interesse público e de forma contextualizada.

A Rádio Nacional da Amazônia dá voz para os povos indígenas da Amazônia brasileira, povos que sofrem constantes ataques de mineradoras, madeireiros e dos projetos desenvolvimentista do governo federal. O programa Amazônia Brasileira talvez seja a única forma de levar comunicação para comunidades indígenas e quilombolas espalhados pelo norte do país.

A TV Brasil oferece uma ampla programação de artística e cultural, também valorizando a diversidade cultural do país promovendo a cidadania. Os jornalistas da Agência Brasil estão presentes nas pautas dos povos originários, tradicionais e comunidades ribeirinhas, nas suas reivindicações e resistências.

A paralisação dos trabalhadores da EBC visa sensibilizar a diretoria da empresa, o governo federal e a sociedade para a importância do processo e para a pauta dos empregados. Entendemos que o fortalecimento da comunicação pública passa necessariamente pela promoção da sua autonomia e pela valorização dos seus trabalhadores.

 

Conselho Indigenista Missionário

Brasília, 9 de dezembro de 2014

 

 

Fonte: Conselho Indigenista Missionário- Cimi
Share this: