23/09/2014

Cloc Via Campesina realiza curso Sul Americano de Sementes Crioulas

Neste sábado, 20 de setembro de 2014, no município de Palmitos, estado de Santa Catarina teve início o I Curso Sul Americano de Sementes Crioulas, realizado pela Cloc Via Campesina. Estavam presente representantes de 9 países e mais de 20 organizações.

Para Gilberto Schneider, militando do MPA e membro do coletivo de Agricultura Camponesa, Agroecologia, Biodiversidade e Sementes e membro da coordenação da Campanha, o curso “é um importante momento de integração entre as organizações e suas experiências com sementes crioulas e tem como objetivo fortalecer a Campanha as sementes são patrimônio dos povos a serviço da humanidade”.

O curso terá duração de cinco dias e contemplará estudos e debates sobre a conjuntura das sementes, legislação, experiências de recuperação, manutenção e reprodução de sementes. Terá visitas de campo e estruturação de um plano de ação a nível sul americano.

A mística entorno das sementes é muito forte e se faz sentir no ambiente onde se desenvolve o curso.

Na manhã de sábado tivemos a recuperação histórica da Campanha Sementes Patrimônio dos Povos a serviço da humanidade com Francisca Rodrigues da ANAMURI – Chile, da coordenação da campanha e também a contribuição de Camila Montecinos e Carlos Vicente da GRAIN, que trabalharam o tema da Conjuntura das sementes. Na tarde tivemos um momento para cada país presente apresentar a sua experiência em sementes, como forma de dar visibilidade a estas experiências e também para compartilhar as diferentes metodologias utilizadas para este trabalho.

Fonte: Comunicação MPA – CLOC Via Campesina
Share this: