02/09/2014

RBS mente para defender interesses de especulação

O jornal da RBS, Diário Catarinense, fortaleceu na última semana uma campanha sistemática que vem realizado há anos contra o povo Guarani que vive no Morros dos Cavalos. Atendendo a interesses de especuladores, que não aceitam a demarcação das terras indígenas no estado, voltou a bater na mesma tecla de que as famílias que vivem no tekoá itaty, são do Paraguai e que foram usadas por ONGs para "criar" uma legalidade para o uso da terra.

Ora, quem conhece a RBS sabe que essa não é uma empresa confiável. Uma rápida investigada nas fontes usadas para a reportagem já mostra que o tema não é tratado com seriedade. O antropólogo que "acusa" os indígenas sequer é reconhecido por seus pares. O que ele faz, junto com a RBS, é incentivar o ódio e o racismo num espaço que há muito tempo tem sido objeto de batalhas entre os que são os verdadeiros donos, e os que ocuparam os terrenos desde longos anos. Tudo isso por conta do interesse econômicos nas terras.

Hoje estamos aqui, o povo Guarani, para dialogar com vocês. Nossa gente vive nesse território desde os tempos imemoriais, bem antes da chegada dos portugueses e espanhóis. Durante a invasão fomos assassinados, escravizados e jogados para outros lugares.

Para nós, não existem as fronteiras, elas foram criadas pelos brancos. Daí essa incompreensão ou maldade da RBS- em dizer que somos estrangeiros. Nós somos Guarani. Essa terra é nossa. Estrangeiro é quem invadiu. Queremos viver em paz.

A demarcação desse pequeno espaço de terra é o mínimo que o Estado faz para garantir nossos direitos, negados há mais de 500 anos. Somos um povo autônomo, que decidimos nossa vida dentro da nossa cultura. Não somos manipulados por ninguém. Dizer isso é nos desqualificar. Não aceitamos mais isso. Temos amigos e parceiros, como qualquer outro grupo étnico. Mas decidimos nosso caminho. Já conquistamos, com muita luta e vencendo inumeráveis preconceitos, essa terra que é nossa.

Pedimos agora seu apoio. Não se deixe envolver pela campanha de ódio e racismo da RBS. Não nos veja como invasores. Busque conhecer nossa história e nossos costumes. Respeite nosso jeito de viver como respeitamos o seu.  Morro dos Cavalos é Guarani. A história também mostra. Os que nos agridem querem usar a nossa terra como mercadoria e como meio para ganhar direito. Nossa relação com a terra é sagrada, ela é nosso templo e nossa morada.


 

 

Fonte: Aldeia Itaty Morro dos Cavalos
Share this: