14/11/2013

Dom Tomás Balduino recebe alta e vai para casa em Goiânia

O bispo emérito da diocese de Goiás e conselheiro permanente da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Dom Tomás Balduino, 90, recebeu hoje (14/11) pela manhã alta médica da internação a que foi submetido para tratamento cardíaco.

 

Internado desde o dia 4 de novembro, quando teve uma arritmia cardíaca em Ceres, no interior de Goiás, Dom Tomás havia sido transferido no final da tarde de quinta-feira passada (7) para a UTI Cardiológica do Hospital Anis Rassi, em Goiânia, unidade de referência em tratamento cardíaco no Centro-Oeste. No dia 9 ele deixou a UTI e acompanhou do quarto do hospital o ritual indígena feito por índios das etnias Xerente, Krahô e Krahô-Kanela pelo pronto restabelecimento de sua saúde.

 

O ritual contou com cânticos, ao ritmo do som de maracás, falas e aplicação de um pó vegetal, à semelhança de unção. Na ocasião todos ressaltaram a importância de Dom Tomás para a luta dos povos indígenas, não só do Tocantins, mas de todo o Brasil. Isabel Xerente disse que Dom Tomás é o segundo pai para os indígenas. Ela passou o pó de uma árvore do Cerrado, ao modo de uma unção, em Dom Tomás. O ritual tem o sentido de proteger a pessoa, pois segundo os indígenas ao mesmo tempo em que tem muita gente quer Dom Tomás vivo, muitos fazendeiros gostariam de ver Dom Tomás morto, como a senadora Kátia Abreu.

 

Presidente da Venezuela telefona e se solidariza com o bispo

 

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, telefonou para Dom Tomás quando ele ainda estava internado em Ceres (GO), prestes a ser transferido para Goiânia, no dia 07, para saber de sua saúde e desejar uma boa recuperação ao religioso. Maduro deixou com os acompanhantes de Dom Tomás um recado para ser repassado ao bispo, de que ele desejava que “o guerreiro se recuperasse o mais rápido possível”.

 

Diversas pessoas, entre amigos, religiosos e admiradores de várias partes do mundo e do Brasil enviaram mensagens de solidariedade e fizeram orações pela recuperação de Dom Tomás Balduino. O bispo recebeu todas as mensagens ainda no hospital, o que o deixou muito feliz.

 

Outras informações:

 

Cristiane Passos (assessoria de comunicação CPT Nacional) – (62) 4008-6406 / 8111-2890

Antônio Canuto (setor de comunicação CPT Nacional) – (62) 4008-6412

 

Fonte: Assessoria de Comunicação - Comissão Pastoral da Terra (CPT)
Share this: