05/06/2013

Grupo invade Posto Mata, Cacique Xavante pede providências a Justiça

Alto Boa Vista – Desde domingo, dia 02/05, um grupo formado por cerca de 20 pessoas invadiu o antigo vilarejo de “Posto da Mata”,a 1100 km de Cuiabá (MT), O local faz parte da terra indígena Marãiwatsédé, que em janeiro de 2013, depois de 47 anos, foi devolvida aos índios Xavantes.No entanto, informações divulgadas pela mídia dizem que o número de invasores chega a 400 famílias. As fotos que estão sendo divulgadas são de uma reunião que aconteceu em novembro de 2012, um mês antes do começo da desintrusão.Dois motoristasque preferiram não se identificar, passarampela área, um no domingo e outro na segunda-feira, e os dois afirmam que o número é bem inferior ao divulgado. “Tinha meia dúzia a uma dúzia de pessoase o clima não estava tenso”, afirmou um dos motoristas.

O local está a 20km da aldeia e a comunidade de Marãiwatsédé, que soma 900 pessoas, dentre os quais 300 são crianças, temem pela segurança dentro da terra e fora também. Alguns indígenas que moram em Bom Jesus do Araguaia estão chegando a aldeia, temendo pela segurança. Damião Paridzané, cacique de Marãiwatsédé, enviou uma carta ao governo federal, Cimi e Ministério Público Federal comunicando a invasão e pedindo providências. E a polícia federal, queestá dentro da área, informou que está aguardando o Ministério Público Federal expedir um novo mandato de reintegração de posse para que seja feita a retirada dos invasores.

Leia a carta-

O motivo da invasão seria o não cumprimento das obrigações assumidas pelo INCRA que até agora não reassentou as famílias que seriam beneficiadas com um lote da reforma agrária. Segundo  o órgão até agora foram cadastradas 270 famílias que foram consideradas aptas para receber outra terra.  Os invasores reclamam que o número é maior. No entanto, oINCRA afirmou que a maioria das famílias retiradas não se enquadra no perfil exigido na triagem e por isso ficaram de fora do plano.

E esse grupo que retornou ao Posto da Mata é formado justamente poresses ex- moradores do vilarejo, que vem recebendo apoio dos  latifundiários. É importante relembrar que em 2012Marãiwatsédé foi considerada a TI mais desmatada da Amazônia Legal. Os 165.241 he da TI estavam invadidos por um grupo de 22 grandes proprietários, que incluía políticos locais como Filemon Limoeiro, ex-prefeito de São Félix do Araguaia, Irmã Irene, atual  vice-prefeita de Alto Boa Vista, Manoel Ornellas, desembargador de MT, Gilberto Resende, procurado da polícia federal e Renato Teodoro, acusado de  venda ilegal de carne bovina.

 

Fonte: Comunicação AXA
Share this: