04/12/2012

Governo Federal reconhece cinco hectares de terra tradicional dos povos Cassupá e Salamãi de Rondônia

Volmir Bavaresco,

missionário do Cimi (RO)

 

Os povos Cassupá e Salamãi foram contatados em início do século XX e posteriormente agrupados pelo Serviço de Proteção ao Índio (SPI) na colônia agrícola aldeamento Cascata afluente do rio Pimenta Bueno, hoje município de Chupinguaia, Rondônia. No século passado serviram de mão de obra barata pelo SPI, na região onde habitam os povos indígenas sem contato na região dos Rios Guaporé, Pacaás Novas, Laje e Ribeirão. Em 1968, após o contato com os Povos Oro Wari, do Rio Ribeirão foram levados de caminhão furgão para Porto Velho, pela Funai e alojados na terra do Ministério da Agricultura, no Igarapé Mucura longe da estrada e da sede.

Os Povos Cassupá e Salamãi desde 1996 lutam por seu território originário. Na Assembleia anual que aconteceu entre os dias 01 e 02 de dezembro, sentido Candeias do Jamari-RO, contou com presença de líderes tradicionais da aldeia rio do Ouro Chupinguaia-RO e representantes de entidades e órgãos públicos convidados. O representante da Superintendência do Patrimônio da União de Porto Velho (SPU) tornou público ao povo a decisão da posse dos 50.566,13 (pouco mais de cinco hectares) de terra pertencentes ao Ministério da Agricultura, onde habitam desde 1968.

A declaração de posse foi publicada no dia 12 de outubro, no Diário Oficial da União. Hoje é terra dos Povos Cassupá e Salamãi para seus netos, bisnetos e gerações futuras, embora ainda seja insuficiente esta terra para estes duas etnias, os povos indígenas são povos de luta de resistência que marcam história, fazem memória e conquistam direitos.

OBS: Esta terra indígena está em nome da Organização dos Povos Indígenas Cassupá e Salamãi (Opics)              

 

 

 

Fonte: Volmir Bavaresco-missionário do Cimi
Share this: