24/05/2012

Fiscalização sobre atendimento à saúde indígena será ampliada

Decisão do MPF foi tomada em reunião com indígenas que fizeram protesto nesta quinta-feira

 

O Ministério Público Federal (MPF) irá aumentar a fiscalização e cobrar informações dos órgãos responsáveis pela saúde indígena, além de fazer um levantamento sobre a qualificação dos funcionários que prestam o atendimento nas Casas de Saúde Indígena (Casais) do Pará. O procurador da República Felício Pontes Jr. também decidiu notificar oficialmente a Fundação Nacional do Índio (Funai) sobre estas providências.

 

As medidas foram definidas a partir da reunião na tarde desta quinta-feira, 24, com índios de várias etnias, na sede do MPF em Belém. Os índios reclamam da precariedade do serviço de saúde prestado pela Casai no distrito de Icoarací. Durante a reunião vários índios informaram que mantiveram refém quatro funcionários da Casai como forma de protesto por melhorias no atendimento.

 

Segundo os índios, muitos deles estão passando mal e faltam medicamentos e transporte para levá-los até um hospital. Muitos deles precisam, inclusive, pagar medicamentos com o próprio dinheiro. Os índios lembraram que essas reivindicações são antigas. De acordo com os indígenas, sempre que eles solicitam melhorias na Casai são informados que a administração local está em período de transição, não podendo atender os indígenas.

 

Outro ponto citado foi a ocorrência de maus tratos, que segundo eles são frequentes por parte das técnicas de enfermagem. E o problema não estaria limitado somente à Casai de Icoaraci: os índios informaram que outras unidades do Estado também prestam mal atendimento.

 

Murilo Moura

Ministério Público Federal no Pará

Assessoria de Comunicação

Fones: (91) 3299-0148 / 3299-0177

[email protected]  

http://twitter.com/MPF_PA

http://www.facebook.com/MPFPara

 

Fonte: Murilo Moura - Ministério Público Federal no Pará - Assessoria de Comunicação
Share this: