24/05/2012

Encerra-se hoje a 33ª Assembleia Regional do Cimi Maranhão

Encerra-se hoje, 24, a Assembleia Regional do Conselho Indigenista Missionário – Regional Maranhão, em São Luis. A temática refletida ontem, 23, foi: “Os direito dos povos indígenas na área da saúde”. Os diferentes povos indígenas presentes no evento tiveram a oportunidade de discutir sobre a concepção que eles têm sobre a saúde que lhes é de direito e também sobre a assistência à saúde que eles recebem atualmente.

 

Contribuíram com a assembleia no dia de ontem, a Associação de Saúde da Periferia do Maranhão (ASP-MA), representada por  Pe. João Maria Van Doren; representantes do Núcleo de Extensão e Pesquisa com Comunidades Rurais, Negras, Quilombolas e Indígenas da Universidade Federal do Maranhão (NuRuNI). Também esteve presente Dr. Istivan Varga, médico, com mestrado em saúde e meio ambiente, do Núcleo de Pesquisa da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que atua na assistência à saúde com povos tradicionais.

 

Os representantes indígenas dos povos Awá-Guajá, Ka’apor, Tenetehara/Guajajara e Gavião pautaram a saúde de acordo com suas concepções, houve troca de ideias, seguido de debates com representantes da ASP, NuRuNI e Quilombolas.

 

As atividades do dia de ontem se encerram à noite com uma celebração eucarística celebrada por Dom Sebastião Lima Duarte, seguida de uma confraternização em homenagem aos 40 anos do Cimi no Brasil.

 

Hoje se encerra a assembleia com reflexões baseadas nas principais lutas do Cimi Regional Maranhão na área de saúde, na reconquista da terra pelos povos indígenas e ainda com reflexões sobre os 40 anos do Cimi.

 

Fonte: Eanes Silva – Pascom-MA
Share this: