22/05/2012

Cimi Regional Maranhão segue em assembleia

Foto: Madalena Borges/CimiO Conselho Indigenista Missionário do Maranhão iniciou nesta 2ª feira (21) sua 33ª Assembleia Regional, com uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa de São Luís, para tratar sobre os processos de demarcação das terras indígenas no Estado. Este ano a Assembleia tem como tema: “40 anos celebrando a presença solidária e comprometida no sonho da Terra livre, das águas puras e das florestas sagradas junto aos povos indígenas”. O evento está tendo continuidade na Casa de Encontros das Irmãs Capuchinhas, no Olho D’água, na capital São Luis.

 

Na manhã de hoje (22) deu-se a abertura das atividades do dia com uma mística, e rituais dos povos Gavião e Krikati. Em seguida deu-se continuidade às atividades do dia com a temáticaA conjuntura indigenista voltada para a linha dos direitos: PEC 215, processos de demarcação das terras indígenas”. No decorrer do dia vai acontecer à socialização das lutas e das resistências das pastorais e movimentos e as definições de estratégias de enfrentamento. Quem está desenvolvendo o tema é o assessor jurídico do Cimi Secretariado Nacional, Adelar Cupsinski.

 

Também estão presentes no evento, Egon Heck, missionário do Cimi, Dom Sebastião Lima Duarte, bispo referencial das Pastorais Sociais e da questão indígena no Regional, e a equipe de Coordenação do Cimi Regional Maranhão, Rosana de Jesus Diniz, Irmã Ana Amélia de Oliveira Miranda e Rosemeire Diniz. Além de lideranças de diversos povos indígenas do Maranhão como os Krikati, Gavião, Krenjê, Awá-Guajá, Guajajara, e representantes da Pastoral Indigenista das dioceses de Grajaú e Imperatriz. Também foram convidados a participar do evento, representantes de diversos movimentos e organizações sociais como a Sociedade Maranhense dos Direitos Humanos, Cáritas Brasileira, Comissão Pastoral da Terra, CEB`s, Jornal Vias de Fato e um representante do Greenpeace que se encontra no Maranhão protestando contra o desmatamento ilegal da Amazônia.

 

A 33ª Assembleia do Conselho Indigenista Missionário do Maranhão que teve início ontem, 21, vai até quinta-feira, 24, encerrando-se com uma celebração dos 40 anos do Cimi.

 

Fonte: Eanes Silva – Pascom Maranhão
Share this: