Lideranças Indígenas do Vale do Javari apresentam o documentário “Javari” na Ufam
J.Rosha
Jornalista – Cimi Norte I
Os coordenadores das organizações indígenas Univaja (União dos Povos Indígenas do Vale do Javari), Jader Comapa Franco Marubo e da Akavaja (Associação Kanamari do Vale do Javari), Kurá Kanamari, participarão nesta sexta-feira, 23, de uma exibição do vídeo “Javari”. O debate acontecerá das 9 às 12 horas no auditório Rio Javari, da Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
O debate é parte da campanha “Povos Indígenas do Vale do Javari: Unidos Pela Saúde, Pela Vida”, e tem por finalidade sensibilizar a comunidade universitária a partir da exposição de informações sobre o grave quadro de saúde que ameaça a vida dos indígenas daquela região. A campanha é uma iniciativa de quatro organizações indígenas e foi lançada em outubro do ano passado.
A terra indígena Vale do Javari fica localizada nos municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant e São Paulo de Olivença, no extremo oeste do Amazonas. Ali vivem aproximadamente cinco mil indígenas Marubo, Matsés, Kanamari, Kulina e Matis, além de outros 18 que ainda não tem contato com a sociedade envolvente, de acordo com informações da Frente de Proteção Etnoambiental do Vale do Javari, da Fundação Nacional do Índio (Funai).
Desde o final da década de
O documentário “Javari” é uma produção do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) Norte I em parceria com a TV Ufam. O vídeo traz depoimentos de indígenas e outras personalidades envolvidas nos debates em torno da problemática da região do Vale do Javari.