14/12/2011

Comissão da Câmara pede apoio à CNBB para reverter situação de abandono e violência dos Guarani Kaiowá

Coordenador da Comissão Externa da Câmara dos Deputados que esteve em Mato Grosso do Sul nos dias 2 e 3 de dezembro para verificar a situação de violência pela qual passam os povos indígenas daquele estado, em especial os Guarani Kaiowá, o deputado federal Padre Ton (PT-RO) e integrantes da Comissão de Direitos Humanos e Minorias deputados Domingos Dutra (PT-MA) e Érika Kokai (PT-DF) estiveram hoje (14) com o secretário-geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) Dom Leonardo Ulrich Steiner para pedir apoio às medidas que serão solicitadas ao governo federal para reverter o problema.

 

Os povos indígenas do estado vivem com medo, em permanente tensão, ameaçados por pistoleiros, e os assassinatos e sequestros têm sido frequentes. “É um verdadeiro genocídio o que está acontecendo com os índios. Eles estão confinados, abandonados em acampamentos sem condição alguma para viver com dignidade”, disse o deputado Padre Ton, fazendo um relato detalhado a Dom Leonardo sobre a situação encontrada.    

 

O assassinato do cacique Nísio Gomes, 59 anos, no dia 18 de novembro, foi um dos crimes mais chocantes. “A situação dos Guarani Kaiowá é a pior em termos de agressão aos direitos da pessoa humana em todo o Brasil  e talvez do mundo”, disse o deputado.  

 

A deputada Erika Kokai disse que está ocorrendo um verdadeiro etnocídio (destruição de uma etnia no aspecto cultural) na região, e que a impunidade é gritante. Para a deputada, uma forma de minimizar a “tensão” entre fazendeiros e índios seria o estado patrocinar indenizações àqueles que receberam títulos legalmente, há muitos anos, em terras reivindicadas pelos índios.

 

O secretário-geral da CNBB declarou que a instituição divulgou nota recentemente apoiando a causa Guarani-Kaiowá, e que está à disposição para participar das audiências que estão programadas com ministros para apresentar o relatório da Comissão Externa com pedido de providências.

 

Também estiveram no encontro o representante do Cimi, Cleber Buzato; da Articulação dos Povos Indígenas, Rosane Kaigang e assessores parlamentares.

 

Direitos Humanos

 

Na manhã desta quinta-feira os parlamentares têm encontro com a ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, às 9h30, juntamente com o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH) e Comitê Gestor de Dourados, do qual faz parte o Ministério da Justiça.

 

Fonte: Mara Paraguassu - Assessoria de Imprensa - Deputado Padre Ton (PT-RO)
Share this: