Nota de repúdio e solidariedade com os Kaiowá Guarani de MS da Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas
Pelos pobres oprimidos … agora eu me levanto! (Sl 12,6)
Nós, as Irmãs Catequistas Franciscanas, acompanhamos profundamente indignadas o sofrimento dos indígenas Kaiowá Guarani, brutalmente massacrados e reduzidos a situações desesperadoras. Tornamos público nosso repúdio contra a força do latifúndio, do agronegócio, do poder econômico que não leva em conta os valores e as necessidades deste povo, legítimo dono da terra. Repudiamos também o poder político que, em lugar de defender e governar, explora, persegue em espúrias alianças, e mata para roubar e dilapidar a terra, que se destina à vida de todos, de todas.
Clamamos ao poder público que faça justiça a estes povos, demarcando os territórios a que têm sagrado direito, ao trabalho dentro de seus padrões de cultura ancestral, à dignidade, ao respeito, à vida!
Manifestamos nossa solidariedade às tantas vítimas cujo sangue fecunda a terra; somos solidárias com suas famílias, com todas as pessoas que choram sua morte. Somos solidárias com a natureza destruída e reassumimos o compromisso com a defesa dos Kaiowá Guarani e de todos os povos indígenas condenados ao desaparecimento por falta de uma política indigenista que atenda suas reivindicações e respeite seus direitos constitucionais.
Reafirmamos a crença de que a vida triunfará sobre o poder da morte e reassumimos o empenho para “forçar a hora desta urgência que não permite esperar”!
Irmãs Catequistas Franciscanas