21/09/2011

Diocese de Balsas lembra o 5º ano do falecimento de dom Franco Masserdotti

O 5º aniversário do falecimento de dom Franco Masserdotti foi lembrado pela diocese de Balsas (MA) durante sua 5ª Romaria Vocacional que leva o nome do bispo que foi vítima de um acidente na rodovia federal BR-222 no dia 17 de setembro de 2006.

A Romaria, que teve início às 5h do último sábado, 17, às margens da rodovia, sentido ao município de São Raimundo das Mangabeiras, próximo ao Rio cachoeira, contou com a celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano de Balsas, dom Enemésio Ângelo Lazzaris, além de centenas de pessoas e de familiares e amigos de dom Franco que vieram da Itália.

Os romeiros seguiram em macha até o local do acidente onde se deu por encerrada a celebração da missa com um café comunitário partilhado pelos participantes.

Biografia
No último mês de junho dom Franco também foi homenageado com um livro intitulado "De braços abertos". A publicação apresenta a vida do bispo e seu ministério como pastor da Igreja. O livro foi escrito por um missionário comboniano com o objetivo de popularizar a memória de dom Franco Masserdotti, entre amigos e o público italiano. O autor prefere manter o anonimato, usando o pseudônimo ‘Pedro Terena Macuxi’.

A Comunidade comboniana de Brescia, terra natal de dom Franco, coloca a disposição, sem reservas de direitos de propriedade, esta pequena obra, multiplicando a generosidade do bispo.

A edição em português, mesmo procurando ser fiel ao original e ao pensamento do autor, foi adaptada ao público brasileiro pela linguagem e contextualização. Os leitores encontrarão na pequena biografia preciosas informações para se aproximar da personalidade envolvente de dom Franco. O prefácio é de dom Pedro Casaldáliga.

O bispo da diocese de Coroatá (MA), dom Sebastião Bandeira, filho da diocese de Balsas, que teve a graça de ser ordenado bispo por dom Franco, diz que ele "foi um dos bispos que marcou a história do Brasil, por sua capacidade de viver o respeito pela pessoa do outro, pela sua profunda experiência de Deus libertador, o Deus misericordioso que abraça a todos e a todas e pela sua profunda paixão pelos mais empobrecidos, entre os quais os povos indígenas a quem dom Franco dedicou grande parte da sua vida"; acrescenta ainda que vale a pena adquirir o livro, pois o mesmo "apresenta um sinal profético de Deus para seu povo e mostra a história um Bispo apaixonado por Deus, pelo povo e pela Igreja de Balsas", completou dom Sebastião.

Ordenado bispo em 2 de março de 1996, assumiu a diocese de Balsas no dia 15 de abril de 1998. Nasceu na Brescia, Itália, e estudou filosofia e teologia na sua terra natal. Como bispo foi responsável pela dimensão missionária do Regional Nordeste 5, presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e da Comissão Episcopal de Missões, hoje Comissão Episcopal para a Animação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, além de responsável pela Missão Ad Gentes no Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam). É autor do livro "A missão a serviço do Reino" publicado pela Paulus em 1996 e alguns opúsculos de animação missionária. Seu lema episcopal era "Para que tenham vida"

Fonte: CNBB
Share this: