25/02/2011

Últimas reuniões dos Pataxó em Brasília

Por Maíra Heinen

Assessoria de Comunicação – Cimi

 

Nesta sexta-feira (25), a comissão de indígenas Pataxó e Tupinambá do Sul da Bahia participou de suas últimas agendas na capital federal. Pela manhã, o grupo se reuniu com o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira, para cobrar ações efetivas da Funai em relação a várias liminares de reintegração de posse que podem ser cumpridas a qualquer momento. Também cobraram a conclusão de relatórios antropológicos para as terras a serem demarcadas e pediram a saída dos coordenadores da Funai em Itamaraju e em Porto Seguro.

 

Durante a tarde, os indígenas estiveram com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, solicitando apoio em programas de desenvolvimento da agricultura familiar em suas comunidades. De acordo com Florence, existem mais de 40 programas diferentes que podem atender às questões relativas à agricultura familiar e o MDA poderá ajudar os indígenas de alguma forma. O grupo também aproveitou a ocasião e pediu apoio do ministro em novas estratégias para demarcação de suas terras.

 

Durante a semana a delegação também se encontrou com membros do Incra, ICMBio, Ministério do Trabalho, Ministério dos Esportes, Defensoria Pública da União, Ministério Público Federal,  Sesai, Ministério de Minas e Energia e Presidência da República. Eles retornam ainda hoje para a Bahia.

Fonte: Cimi
Share this: