07/02/2011

Acompanhe seminário sobre Belo Monte

Evento acontece na UnB e fomenta discussão sobre os graves impactos que serão causados pela obra 

 

Lideranças indígenas, especialistas e representantes de movimentos sociais e do governo participam hoje (7) do seminário A hidrelétrica de Belo Monte e a Questão Indígena. O evento acontece na Universidade de Brasília (UnB) e é transmitido ao vivo pela UnBTV através do link (http://www.cpce.unb.br/belomonte.htm)

 

O seminário fomentará o debate sobre os impactos gerados pela hidrelétrica, que colocará em risco a garantia dos direitos e o modo de vida de diversos povos indígenas que vivem na região de Altamira (PA), bem como de outros povos tradicionais, como camponeses, pescadores e extrativistas. Essas comunidades dependem diretamente da floresta, dos igarapés e do rio Xingu para o sustento de suas famílias.

 

Acompanhe semínário ao vivo

 

Durante o dia também será discutido o questionável processo de licenciamento da obra, que traz diversas ilegalidades, como a invenção de mais um tipo de licença, a chamada “licença específica” para que as obras de construção da usina tenham início.

 

Entre os convidados estão os representantes indígenas Cacique Raoni Metuktire, Megaron Txukarramãe, Yabuti Txukarramãe, Ozimar Juruna e Josinei Arara; Antônia Melo, do Movimento Xingu Vivo para Sempre; a subprocuradora do Ministério Público Federal Deborah Duprat; antropólogos e representantes da Funai, Ibama e Ministério do Meio Ambiente.

 

Acompanhe seminário ao vivo

Fonte: Cimi
Share this: