Informe nº 945: “Christophe encontra-se na paz de Cristo”
Equipe Itinerante do Cimi envia comunicado sobre o falecimento do amigo e ex-missionário do grupo Christophe Six
Luisa Fernandes – Equipe Itinerante
O nosso queridíssimo Christophe encontra-se na Paz de Cristo. Terça-feira, 4 de janeiro, o Pai o chamou para sua itinerancia definitiva, para perto dele.
Christophe Six tinha 51 anos e há dez atuava como padre jesuíta da comunidade de Vila Kotska, em Itaici (SP). Esteve entre nós da Equipe Itinerante entre setembro de 2005 e outubro de 2007. Na subequipe indígena dedicou-se, sobretudo aos povos Munduruku e Maraguá, na região de Borba, Nova Olinda… pelo rio Abacaxi, no Amazonas. De forma muito especial contribuiu para o reconhecimento do povo Maraguá, como povo ressurgido. Os Maraguá têm especial carinho por ele, sentindo-se muito agradecidos pela luta vivida junto deles.
Ele descobriu em outubro de 2007 um câncer de pulmão, e desde aí até sua morte se entregou a cuidar-se com carinho para melhor viver. Desde 2008 estava em Itaici, acompanhando e há pouco tempo já orientando exercícios espirituais. Em setembro, quando de seu aniversário me contava estar feliz, pois há quase dois nãos não fazia mais tratamentos de quimioterapia e a situação dos nódulos estava controlada. No entanto, em novembro a situação piorou e agora de forma incontrolável.
Queremos dar graças a Deus pela vida do Christophe, pelo privilégio de ter convivido com um companheiro de entrega, de empenho, de muita bondade. Um homem de fé enorme, sempre com a inquietação de estar com os mais desfavorecidos. Queremos dar graças por tudo o que Christophe semeou de amor junto de todos nós e de todos que o rodearam. Que saibamos e agora, de forma especial, recordar todas essas sementes de amor que nos presenteou e, com carinho, saibamos espalhá-las à nossa volta para que continuem dando fruto e mais fruto.
Agradecemos e nos unimos de coração neste momento de forte dor, de forma especial a seus pais Veronique e Jacques, seus irmãos, cunhadas e cunhados, sobrinhos e sobrinhas. Que Aquele que tudo pode seja a Vossa Esperança e fortaleza.
Grato Christophe por você, pelas maravilhas que deixou Deus fazer em e através de você. Que descanse em paz e interceda por nós.
Muito unidos na oração com todos e todas.