12/11/2010

Começou hoje o XVI Encontro de Professores e Lideranças Guarani e Kaiowá

Ao mesmo tempo será realizado mais uma Aty Guassu do povo Guarani. Evento deste ano acontece na aldeia Cerrito, em Eldorado

 

Começou hoje, na comunidade Cerrito, município de Eldorado, em Mato Grosso do Sul, o XVI Encontro de Professores e Lideranças Indígenas Guarani e Kaiowá. O evento, que tem como tema “Educação, Cultura e Direitos Indígenas”, vai até o próximo domingo, 14 de novembro. Concomitantemente ao encontro dos professores acontecerá a Aty Guassu Guarani e Kaiowá.

 

O evento tem uma programação rica, que será fortalecida com as experiências de comunidades vindas de diversas regiões do estado. Durante os quatro dias deste grande encontro, os participantes discutirão questões jurídicas, políticas e sociais que se relacionam diretamente ao dia-a-dia nas aldeias.

 

Hoje, nos primeiros momentos do encontro realizou-se um histórico das últimas edições do Encontro de Professores, que aconteceu em Paranhos, e também da Aty Guassu, realizada em Kurusu Ambá. Após a leitura dos documentos finais desses eventos, foi feita uma contextualização, aonde apresentaram os objetivos do encontro e da educação escolar indígena.

 

Pesquisadores, professores, representantes de organizações indigenistas e movimentos sociais participam do encontro. O deputado estadual Pedro Kemp e o José Laerte Tetila, geógrafo e ex-prefeito de Dourados, foram responsáveis pela análise de conjuntura.

 

Nos próximos dias do encontro também serão discutidos temas como: educação escolar indígena; políticas públicas de educação escolar indígena de Mato Grosso do Sul; territórios etnoeducacionais; e políticas de recuperação das terras tradicionais, entre outros.

Fonte: Cimi
Share this: