08/11/2010

Vale do Javari: indígenas morrem por falta de assistência médica

O presidente do CONDISI do Distrito Sanitário Indígena do Vale do Javari, Jorge Oliveira Duarte, enviou no dia 4 de novembro, solicitação ao MPF do Amazonas para que intervenha no atendimento à saúde dos povos indígenas do Vale do Javari. No documento ele explicita que 12 indígenas morreram entre os dias 1º de outubro e 2 de novembro deste ano. “Só no dia 1º de novembro foram sepultados cinco corpos, sendo duas crianças e um adulto Kanamari, e duas crianças Marubo, ambas do Rio Itui, da Aldeia Rio Novo e Vida Nova”, diz a solicitação. Segundo Duarte, 95% das mortes são de crianças apresentando grande estado de desnutrição.

 

Na denúncia, ele afirma que todas as equipes multidisciplinares de saúde que prestam serviço nas comunidades estão há mais de três meses sem poder entrar nas aldeias para prestar serviços, por falta de combustíveis. Os cartões de fornecimento de combustíveis estão bloqueados e de acordo com Duarte, os sistemas adotados de uso e controle destes cartões na região do Vale do Javari são inapropriados. “Por estes motivos, o andamento das atividades de ações de saúde sempre vem tendo descontinuidade, que merece uma averiguação mais séria adaptando o uso e controle destes cartões, de acordo com a realidade desta região”, diz o documento.

 

A carta enviada ao MPF pede que providências cabíveis sejam tomadas com a máxima urgência para que seja definida uma forma apropriada de fornecimento de combustíveis para estas equipes de saúde. Segundo Duarte, as famílias indígenas estão revoltadas e afirmam que se não houver uma solução rápida, vão sair das comunidades para se mobilizar.

Fonte: Cimi
Share this: