IFBA realiza aula inaugural do curso de Licenciatura Intercultural Indígena em Porto Seguro
Por Haroldo Heleno
Foi realizada no dia 18 de outubro, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), no campus de Porto Seguro, a aula inaugural do curso de Licenciatura Intercultural Indígena (Linter). O referido curso conta com a participação de 80 alunos indígenas, distribuídos entre Pataxó, Tupinambá e Pataxó Hã-Hã-Hãe.
A aula inaugural teve como palestrante a professora Dr.ª Maria do Rosário Carvalho, que proferiu a palestra “Registro de um percurso entre os povos indígenas". Maria do Rosário é Doutora
O evento foi organizado pela coordenação do curso de Licenciatura Intercultural Indígena e pelos professores Carla Camuso, Cláudia Cunha Torres, Francisco Vanderlei Ferreira Costa, Edson Kayapó e João Veridiano, além da estagiária Pataxó Estevita Queiroz.
Segundo o professor Francisco Vanderlei, que esteve visitando as comunidades indígenas antes da aula inaugural, as vagas foram destinadas a docentes indígenas em exercício, egressos do magistério indígena, gestores e técnicos de escolas indígenas, além de índios que concluíram o Ensino Médio.
De acordo com Vanderlei, o curso de Licenciatura Intercultural Indígena será realizado com recursos do Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Indígenas (Prolind) e é estruturado levando em consideração especificidades pedagógicas e culturais das comunidades. O curso tem duração de quatro anos e sua estrutura é organizada em módulos, com aulas concentradas em períodos pré-definidos e atividades realizadas em tempo integral.
O objetivo da iniciativa é atender à demanda histórica da expressiva população indígena da região em relação à educação diferenciada e de qualidade.