22/10/2010

Comunidades indígenas de Tefé (AM) sofrem com a seca

Antonio Nascimento

Cimi Norte 1 – Equipe Tefé

 

A comunidade do Povo Kokama em Porto Praia de baixo, município de Tefé (AM), com aproximadamente 300 indígenas, está isolada por causa de uma das maiores secas de todos os tempos já vista na região. De acordo com Raimundo Nonato da Silva, tuxaua da comunidade, falta água potável para os moradores, os lagos estão secando e os peixes morrendo. “Os que conseguimos pescar para venda, chega ao mercado já estragado, devido o transporte. Para carregar por terra, a distância é de mais de 4km a pé, no sol”, afirma.

 

Os indígenas também já não podem fazer farinha, devido à falta de água e também pela falta de meio de transporte para o produto. Raimundo explica que comunidade já sofre com doenças. “Por causa da falta de água, a comunidade já sofre com diarréia, gripe e outras doenças causada pela má qualidade da água adquirida, sendo de um córrego atrás da aldeia sem nenhum tratamento”, diz. Segundo o tuxaua, a secretária de Ação Social do município, Norma Pantoja, disse que a prefeitura deve furar um poço artesiano na aldeia, mais até o momento nada foi feito.

 

A situação de calamidade se estende por outras comunidades do município de Tefé e outras regiões. As comunidades São Jorge e Nova Jerusalém no lago de Tefé; Barreirinha no lago do Caimbé; Nossa Senhora de Fátima no lago do Catuá; Boará e Boarazinho no rio Solimões, sofrem do mesmo problema. Obede da Silva Maricua, diretor do departamento de saúde da organização indígena SEI-Tefé (Saúde, Educação e Terras Indígenas de Tefé), afirmou que os indígenas estão encaminhando um documento para a Funai para buscar apoio e ajudar as famílias isoladas.

 

O Cimi na Prelazia de Tefé se solidariza com a luta dos povos e apóia as iniciativas que favoreçam a vida destas populações.

Fonte: Cimi Regional Norte 1 - Equipe Tefé
Share this: