15/10/2010

Em carta, indígenas Katukina pedem investigação de morte de parente

Os indígenas Katukina, da aldeia Campinas, enviaram carta à Funadação Nacional do Índio, um apoio na busca de respostas para a morte do indígena Rodrigo Pequeno de Souza Katukina. Rodrigo foi atropelado em setembro deste ano, dentro da Terra Indígena Katukina, quando caminhava no acostamento da rodovia BR-364.

 

Hoje, quase um mês após o acidente, os indígenas não sabem de que forma tudo aconteceu, pois não há resultados da perícia feita pela polícia de Cruzeiro do Sul. Os indígenas afirmam na carta que foram várias vezes à polícia solicitar informações sobre a perícia e o boletim de ocorrências, mas até hoje nada foi feito.

 

Os indígenas pedem apoio da Funai para que a investigação seja realizada e que o assassino do irmão seja punido. Também ressaltam a falta de ação da Funai, que não enviou “sequer uma manifestação de solidariedade”. Veja a carta na íntegra:

 

 

TERRA INDIGENA KATUKINA / ALDEIA CAMPINAS

 

Para: FUNAI

 

Administração Regional.

Rio Branco Acre.

 

Prezados senhores,

        

Vimos por meio desta, solicitar da FUNAI – Fundação Nacional do Índio – Órgão Oficial, apoio para nos auxiliar na busca de uma resposta para o caso da morte de Rodrigo Pequeno de Souza Katukina. O mesmo foi vitima de um brutal atropelamento ocorrido no dia 16 de setembro de 2010, dentro da terra indígena, trecho cortado pela BR 364, Rodrigo trafegava no acostamento da rodovia e foi atingido por um veiculo do tipo parati que vinha do Município de Tarauacá.  Após 29 dias do ocorrido, ainda não temos informação de como foi classificado pela justiça tal acontecimento, pois até hoje ainda não temos resposta do resultado da pericia feita pela policia de Cruzeiro do Sul, no dia do ocorrido. Por várias vezes fomos à delegacia solicitar informação sobre o pericia e boletim de ocorrência e hoje ficamos sabendo que até o momento ainda não foi requerido pela delegacia de polícia, a confecção do laudo pericial. Temos ainda informação de que o motorista do que provocou o atropelamento é comerciante no Município de Tarauacá e o mesmo continua vivendo como se nada tivesse acontecido. Neste caso, queremos ainda pedir apoio da FUNAI para que seja pago uma indenização para família da vitima, pois sabemos que a pessoa que causou a morte de nosso irmão tem condições para isso.

 

Queremos ainda ressaltar que até o momento a Funai não se manifestou a respeito do ocorrido na terra indígena, não recebemos ainda de parte da Funai, nem sequer uma manifestação de solidariedade.

 

Por isso, vimos pedir deste órgão em nome de todo o povo Katukina, família da vitima, apoio e atenção para nos auxiliar nesta questão. Pois não queremos fazer justiça por conta própria e esperamos que as autoridades se manifestem e nos dê uma resposta.

                         

Desde já esperamos contar vossa colaboração.

 

Aldeia Campinas 15 de outubro de 2010.

Atenciosamente:

Levino Pequeno de Souza – Irmão

Davi pequeno – Pai

Fonte: Cimi Regional Amazônia Ocidental
Share this: