13/10/2010

Jovens indígenas do Regional Leste realizam seminário

Jovens Indígenas do Regional Leste realizaram entre os dias 7 e 10 de outubro o V Seminário Cultural, com o tema: "Luta, Força e Resistência dos Jovens Indígenas em defesa de suas comunidades", o evento aconteceu na Aldeia Serra do Padeiro, do povo Tupinambá, no município de Buerarema, sul da Bahia. 

 

Cerca de 400 jovens dos povos Tupinambá de Olivença de diversas comunidades, Pataxó do Extremo Sul e Pataxó Hã-Hã-Hãe (Bahia), Xakriabá (Minas Gerais) e Tupinikim (Espírito Santo) se encontraram mais uma vez para discutirem suas lutas e sonhos e juntamente com a presença de diversos parceiros e aliados, realizaram um rico o profundo encontro. Participaram do evento: CIMI, CPT, Rede de Acampados e Assentados do Sul da Bahia, Associação Nacional de Ação Indigenista, PINEB, APOINME, Coordenadoria Ecumênica de Serviço, Estudantes e professores das Universidades: Estadual de Feira de Santana e Federal do Recôncavo- Bahia, Federal do Espírito Santo, Rede Nacional de Advogados Populares, FUNAI, Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia.

                                                                          

O tema proposto levou os participantes a se aprofundarem através dos painéis e das oficinas e a pensarem em estratégias de intervenção, articulação e mobilização que venham a contribuir com suas lutas e na defesa de suas comunidades.

 

As oficinas "Criminalização das Lideranças", “Desafios da atualidade", "Movimento Indígena", "Direitos Indígenas" e "Política”, proporcionaram momentos de muita partilha, conhecimento, sabedoria e o surgimento de muitas propostas, sugestões que venham fortalecer a luta das diversas comunidades. Houve uma oficina especifica que discutiu a questão das mulheres e o seu acesso à carteira de projetos. Esta oficina levantou diversas dificuldades encontradas para o acesso a projetos desta carteira devido à falta de informações.

 

Um clima de repúdio as atuações do judiciário dominou o seminário, a partir de decisões parciais e arbitrárias que o mesmo vem tomando visando criminalizar a luta e as lideranças indígenas.  O destaque foi o intenso processo desencadeado contra o povo Tupinambá de Olivença.

 

O documento final do V seminário traz no seu bojo uma serie de manifestações e reivindicações, que surgiram a partir das reflexões dos jovens e das suas atuações nas comunidades, os desafios, os avanços, e, sobretudo a presença destes nos diversos espaços de luta de seus povos. Para ler o documento da íntegra clique aqui

Fonte: Cimi Regional Leste - Equipe Itabuna
Share this: