Fazendeiros de Douradina (MS) atacam indígenas Guarani Kaiowá
Um grupo de 86 famílias Guarani Kaiowá, do acampamento Ita’y Ka’aguyrusu que realizou uma retomada de sua terra tradicional, no município de Douradina (MS), no dia 04 de setembro, está sendo violentamente atacado por fazendeiros da região neste momento. De acordo com Efigênia Guarani Kaiowá, professora da comunidade, os fazendeiros entraram cortando galhos de árvores para bater nas crianças e nas mulheres. Além disso, eles estão soltando fogos de artifício com pólvora para assustar e queimar os indígenas. “As crianças estão apavoradas, correndo sem rumo!”, declarou a professora. Esta é quarta vez, em 17 dias, que produtores rurais invadem o acampamento e atacam os indígenas, inclusive com tiros.
A comunidade está bastante assustada e tentou entrar em contato com a Polícia Federal, mas não obteve sucesso. Segundo Efigênia, numa das investidas dos fazendeiros, uma indígena quebrou a perna depois de cair ao fugir dos tiros disparados em sua direção. “Na terceira vez que eles vieram, eles tentaram atropelar as pessoas com o carro, aí os índios responderam com flechadas”, declarou. Segundo Efigênia, os fazendeiros estão sempre armados e acompanhados de seguranças particulares.
A equipe do Cimi de Dourados já entrou em contato com a Funai na região e com o Ministério Público de Dourados, para que alguma medida urgente seja tomada. O Cimi, em Brasília, também entrou em contato com o Ministério da Justiça para que tomem providências.
Para contatos no local:
Efigênia: 67.96191302
Assessoria de comunicação – Cimi: 61.99796912 (Maíra)/
61.99797059(Cleymenne)