20/09/2010

Retomada Indígena III – na PUC-SP

Pelo terceiro ano consecutivo o Programa Pindorama (Indígenas na PUC-SP) e o Museu da Cultura da PUC-SP realizam, a partir de hoje, um evento para discutir os problemas das populações nativas no Brasil de hoje. O encontro é a “Retomada Indígena III – Povos indígenas frente à sociedade brasileira hoje”. O evento segue até o dia 24 de setembro.

 

Nesta semana serão enfocados diversos pontos, como a questão indígena e a imprensa, a situação dos Guarani Kaiowá do Mato Grosso do Sul, os povos indígenas e os movimentos sociais, além do lançamento, em São Paulo, do Relatório de Violência 2009, produzido pelo Cimi.

 

A grande novidade do evento será a exposição de fotógrafos indígenas com o título “O olhar indígena sobre a aldeia e a cidade”. Pela primeira vez São Paulo poderá ver uma mostra de vários fotógrafos indígenas de várias etnias (Guarani, Potiguara, Terena e Kaimbé), quase todos estudantes da PUC-SP (graduação e pós-graduação), que poderão mostrar um olhar diferenciado sobre esta sociedade com a qual convivem muitas vezes de maneira bastante conflituosa.

 

A Retoamda Indígena contará também com a apresentação de uma mostra de curtas com temática indígena, como “O amendoim da cotia” (vídeo feito por indígenas Panará/MT, edição de Vincent Carelli); “Pisa ligeiro” (sobre a articulação dos povos indígenas na atualidade); “Xingu, terra ameaçada” (Washington Novaes/TV Cultura).

 

Relatório de violência

 

O Relatório da Violência contra os Povos Indígenas 2009 será lançado também em São Paulo durante o evento, com a presença de sua organizadora, a profa. Lúcia Helena Rangel, além de lideranças indígenas do Mato Grosso do Sul e de Roraima. O lançamento será no dia 24 de setembro, sexta-feira, às 19h

 

Há 18 anos o Cimi vem realizando este levantamento de violências, elencando os problemas que vão desde agressões contra a pessoa – doenças, morte por desassistência, suicídios, assassinatos, tentativas de homicídios, discriminação, agressões do poder público –, quanto a agressões contra o patrimônio, como invasão de terra, furto de madeira, danos ao patrimônio e incêndio criminoso. Convém ressaltar que em 2009 o número de assassinatos continuou muito alto, num total de 60, e os suicídios igualmente elevados, com 19 casos, sendo 18 entre os Guarani Kaiowá do MS.

 

Todas estas atividades serão no Pátio do Museu da Cultura, com exceção dos filmes que serão projetados no Auditório Paulo VI, da Biblioteca.

 

Pouco a pouco os estudantes indígenas da PUC-SP começam a ter voz e a conquistar um espaço importante, revelando que têm algo a dizer e a cobrar da universidade, e desta forma deixando de ser “invisíveis”.

 

Esta semana conta com o apoio da Pastoral Indigenista de São Paulo, NEMA-Núcleo de Estudos de Populações Tradicionais e Meio Ambiente/PUC-SP, Cimi-Grande São Paulo e Organização Popular Aymberê.

 

A seguir a programação:

Retomada Indígena III

20 a 24 de setembro 2010 – Museu da Cultura PUC-SP

POVOS INDÍGENAS FRENTE À SOCIEDADE BRASILEIRA HOJE

 

20/92ª feira – Abertura da semana

18,30h. Dança de um grupo indígena na rampa do prédio novo da PUC (entrada Rua Ministro Godoy).

 

19h. Exposição no Museu da Cultura (PUC-SP)O olhar indígena sobre a cidade e a aldeia (fotos de indígenas que vivem em São Paulo), e mostra de instrumentos de caça, guerra e pesca de várias etnias do Brasil. (Duração da exposição: de 20/9 a 8/10, das 10h às 19h, exceto em finais de semana).

 

19,15 h. Mesa redonda 1: Povos indígenas frente à sociedade brasileira hoje. Debatedores: Prof. Rinaldo Arruda (antropólogo da PUC-SP), Cristiano Navarro (jornalista do semanário Brasil de Fato) e Prof. Sílvio Mieli (Prof. da Faculdade de Jornalismo da PUC-SP).

 

21/9 – 3ª feira

19,15h. Mesa redonda 2: Os indígenas Guarani Kaiowá do MS. Projeção do curta À beira da estrada (do documentário La lotta e la speranza – Luci nel Mondo/Cimi). Debatedores: Valdelice Veron (filha do cacique Marcos Veron) e liderança Guarani Kaiowá do MS, e Dra. Maria Luiza Grabner (Procuradora do Ministério Público Federal- PR/SP).

 

22/9 – 4ª feira

19,15h. Mesa redonda 3: Lideranças indígenas: Jerry Matalawê (liderança Pataxó e membro da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia); Timóteo Popyguá (liderança Guarani da aldeia Tenondé Porã-São Paulo) e Maria Cícera de Oliveira (povo Pankararu e da coordenação do Programa Pindorama, PUC-SP)

Local: Museu da Cultura – PUC-SP.

 

23/95ª feira

19,15h. Mesa redonda 4: A questão indígena e os movimentos sociais: Edson Kayapó (doutorando da PUC-SP e coordenador dos Ceci da Prefeitura de São Paulo); Israel Sassá Tupinambá (membro do Tribunal Popular e da Org. Popular Aymberê), Regina Lúcia dos Santos (geógrafa e membro do Movimento Negro Unificado-MNU) e Gilmar Mauro (coordenação nacional do MST).

 

24/9 – 6ª feira

19,15h. Lançamento do Relatório de Violência de 2009–CIMI, com comentários da Profa. Lúcia Helena Rangel, PUC-SP (organizadora do trabalho), Sarlene Soares Makuxi (mestranda PUC-SP, da Terra Indígena Raposa Serra do Sol) e Bruno Martins (graduando da Faculdade de Direito da USP).

 

Encerramento: reza indígena e toré com os povos presentes (Wassu Cocal, Fulni-ô, Pankararé, Pankararu…)

 

SEMANA DE CURTAS METRAGENS COM TEMÁTICA INDÍGENA

 

21/9 – 3ª feira

O amendoim da cotia (Sobre o povo Panará/PA, dir. Vincent Carelli. Vídeo nas Aldeias, 50’)

12,30 h e 18h: projeção no auditório Paulo VI (auditório da Biblioteca).

22/9 – 4ª feira

Pisa Ligeiro (Luta dos povos indígenas hoje. 50’).

12,30h e 18h: sala 134 C (1º andar, PUC, entrada pela Rua Ministro Godoi).

23/95ª feira

Xingu, terra ameaçada (dir. Washington Novaes, TV Cultura, 48’).

12,30h e 18h: projeção no auditório Paulo VI (auditório da Biblioteca)

 

VENDA DE ARTESANATO

Durante a semana haverá venda de artesanato dos povos Pankararé, Fulni-ô, Guarani e Kariri Xokó.

 

Local: PÁTIO DA CRUZ (pátio interno do prédio velho da PUC)

 

Fonte: Cimi Sul - Equipe São Paulo
Share this: