15/09/2010

Fogo atinge terra indígena Apinajé, em Tocantinópolis, TO

Os moradores da comunidade Aldeia Branca, localizada na Terra Indígena Apinajé em Tocantinópolis (TO), foram surpreendidos pelo fogo, ontem, por volta das três horas da tarde. De acordo com relatos dos moradores da comunidade, o vento forte e a grande quantidade de capim e galhos secos ajudaram a espalhar o fogo em labaredas de até 6 metros de altura.

 

Antônio Apinajé, liderança da comunidade, enviou relatos do que classificou como momentos de pânico na aldeia. “Logo o fogo foi levado em direção aos nossos roçados e casas da aldeia. A grande quantidade de fumaça e a alta temperatura atrapalharam e dificultaram o combate às chamas, que em poucos minutos atingiu casas da aldeia. Foram momentos assustadores de pânico, medo e muita correria. No meio da intensa fumaça, homens, mulheres e crianças tentavam apagar e controlar o fogo e ao mesmo tempo arriscavam a vida para salvar os objetos pessoais (documentos, roupas e utensílios domésticos) perdidos debaixo das casas em chamas”, declarou Antônio.

 

Somente depois de 1 hora os indígenas conseguiram controlar as chamas. “Os moradores da Aldeia São José nos ajudaram, mas por pouco não perdemos uma aldeia inteira! Lamentavelmente duas famílias perderam suas casas e alguns bens materiais, felizmente não houve vítimas ou alguma pessoa ferida”, informou.

 

Para Antônio Apinajé não é hora de procurar culpados, mas o poder público precisa agir. “Nesse momento crítico não se vê nenhuma fiscalização por parte dos órgãos ambientais! Cadê o IBAMA, a NATURATINS, a FUNAI e as ONGs? Pelo menos poderiam fazer alguma campanha nos meios de comunicação (rádios, televisão, e jornais) para esclarecer e conscientizar a sociedade, mais isso não está acontecendo, apesar das principais reservas ecológicas e terras indígenas do estado do Tocantins estarem sendo consumidas pelo fogo!”, finalizou.

Fonte: Cimi
Share this: