19/08/2010

Busca do corpo de Rolindo: trezentos dias de dor e angustia

São  quase trezentos dias desde o brutal assassinato dos professores indígenas Guarani Ñandewa, Genivaldo e Rolindo Vera, no sul do Mato Grosso do Sul, fronteira com o Paraguai. Os fatos foram nacional e internacionalmente denunciados. O corpo de Genivaldo foi encontrado no riacho Ypo’i dez dias depois de assassinado. O corpo de Rolindo até hoje não foi localizado. Nenhuma ação de busca foi feita depois da localização do corpo de Genivaldo.

 

Cansados de fazer documentos, participar em inúmeros eventos, denunciar o crime bárbaro e exigir punição dos responsáveis e a localização do corpo de Rolindo, a comunidade de Ypo’i  decidiu retornar, no dia 18 de agosto, à área para procurar o corpo. “Até não termos informações do que se passou e localizarmos o corpo, nem que sejam só os ossos do Rolindo, não conseguimos viver em paz…é como se tivesse acontecido ontem, a dor não passa, nossa alma fica perturbada”, desabafa  um dos familiares dos professores assassinados.

 

Cientes de que é direito e necessidade de se empenhar com todas as forças para localizar o corpo, marcharam decididos para o local dos assassinatos e da expulsão de seu tekoha.

 

Os povos indígenas do Brasil reunidos no VII Acampamento Terra Livre, em Campo Grande,  exigemos justiça e a localização do corpo de Rolindo.

 

Envolvidos em grande dor pela perda de seus queridos filhos, Genivaldo e Rolindo, os familiares e a comunidade de Ypo’i esperam todo apoio e não a cruel violência que resultou nos dois assassinatos e vários feridos. Esperam solidariedade e apoio a seus direitos e qualquer ato de violência será de responsabilidade dos governos federal e estadual.

 

Comunidade do Ypo’i

Conselho da Aty Guasu

Comissão dos Professores Indígenas Kaiowá Guarani

Apib – Articulação dos Povos Indígenas do Brasill

            COIAB – Coordenação dos Povos Indígenas da Amazônia Brasileira

            APOINME – Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito

                                   Santo

            Arpinsul – Articulação dos Povos Indígenas do Sul

            Arpipan – Articulação dos Povos Indígenas do Pantanal

            Arpinsudeste – Articulação dos Povos Indígenas do Sudeste

Conselho Indigenista Missionário – Cimi.

 

Campo Grande, 19 de agosto de 2010

Fonte: Cimi
Share this: