Cimi Regional Norte I repudia notícia tendenciosa
Em vista da divulgação, por um veículo de comunicação de abrangência nacional, de relatório produzido pela Agência Brasileira de Informação (Abin), acusando mais uma vez os povos indígenas de Roraima de pretender criar um estado independente, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) Regional Norte I (AM/RR), vem nesta oportunidade denunciar o caráter tendencioso da referida informação, bem como convocar a sociedade brasileira a exigir a devida transparência por parte de organismos governamentais encarregados pela segurança estatal.
Não é a primeira vez que os povos indígenas do Brasil são acusados de conspirar contra a integridade do território brasileiro. Em todas as ocasiões que esse tipo de assunto veio à tona nada se comprovou, razão pela qual a credibilidade dos responsáveis por tais notícias é insustentável. Não é, igualmente, a primeira vez que a Abin facilita a divulgação de trechos de documentos que produz. No caso particular de Roraima, essas “notícias” têm contribuído para alimentar o preconceito de parte da população contra os povos indígenas. Políticos, empresários, personalidades públicas e os veículos de comunicação locais investem pesadamente contra o direitos dos indígenas à terra e procuram criar situações para acirrar os ânimos da população contra os indígenas, seus aliados e suas organizações representativas.
Lamentavelmente, a divulgação parcial de tais relatórios reforça o preconceito e esconde o que realmente acontece no interior de Roraima, onde indígenas são perseguidos e agredidos com freqüência. Em vista disso, há que se questionar a quais interesses a Abin tem servido e se esses relatórios recorrentes acusando os indígenas são provas de sua eficiência ou incompetência para produzir informações que de fato interessem ao povo brasileiro.
Manaus (AM), 26 de julho de 2010.
Conselho Indigenista Missionário (Cimi) Regional Norte I – AM/RR