08/07/2010

Amazônia: ”O Brasil está perdendo uma enorme chance de inovar”

Em agosto, o Instituto Humanitas Unisinos (IHU), em parceria com o Escritório da Fundação Ética Mundial no Brasil, promove o evento "Amazônia em debate", nos dias 5 e 6 de agosto, trazendo para a Unisinos um dos maiores conhecedores da realidade socioambiental da Amazônia.

 

Dom Erwin Kräutler, bispo da Prelazia do Xingu, no Pará, e presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), é um dos principais defensores dos interesses dos povos indígenas e ribeirinhos e do cuidado com o meio ambiente na Amazônia.

 

No evento, estarão em debate os grandes projetos do governo brasileiro para a Amazônia, particularmente os projetos de construção de hidrelétricas nos rios Madeira, Tapajós e Xingu, que têm gerado muita polêmica e dividido opiniões entre o governo, ambientalistas, movimentos sociais e políticos. O foco será sobre o projeto da Hidrelétrica de Belo Monte e as perspectivas de impactos socioambientais para a Amazônia, especialmente com relação à situação dos povos indígenas na Amazônia. Além disso, Dom Erwin também irá abordar os desafios e possibilidades da presença e da atuação da Igreja na Amazônia.

 

Segundo o bispo, com as propostas atuais, "o Brasil está perdendo uma enorme chance de inovar". Em nota publicada na página do Cimi, Dom Erwin defende que "o Brasil poderia dar ao mundo um exemplo de cuidado mais esmerado com o meio-ambiente e, ao mesmo tempo, de avanço na busca de fontes alternativas de energia, como a energia solar e eólica". Para ele, as universidades, centros de pesquisa e cientistas de ponta na busca de tais alternativas que existem no Brasil precisam apenas de "mais incentivo".

 

O evento "Amazônia em debate" irá contar com três conferências abertas de Dom Erwin. No dia 05 de agosto, na Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU, das 17h30min às 19h, o tema da palestra de Dom Erwin será "Belo Monte, impactos socioambientais". No mesmo dia, das 20h às 22h, estarão em debate os "Povos Indígenas na Amazônia: lutas e restrições de direitos", em palestra que irá ocorrer no Teatro Municipal de São Leopoldo – Centro Cultural José Pedro Boéssio (Rua Osvaldo Aranha, 934, Centro).

 

No dia seguinte, 06 de agosto, Dom Erwin irá se focar sobre a "Presença Eclesial na Amazônia: desafios e perspectivas", das 14h30 às 16h, na Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU.

 

Dom Erwin Kräutler, 70 anos, atua na região há 45 anos e conhece como ninguém a realidade do povo amazônida. Nascido em Koblach, na Áustria, veio para o Brasil em 1965 e, desde então, mora na Amazônia, onde é bispo da Prelazia do Xingu desde 1981. Por causa de sua atuação "pastoral e profética junto aos mais fracos e aos povos indígenas", Dom Erwin teve seu nome confirmado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB como um dos indicados a receber o Prêmio Nobel Alternativo dos Direitos Humanos, entregue pela fundação Right Livelihood Award.

 

O evento é gratuito e aberto ao público em geral. Mais informações e detalhes sobre inscrição e certificados, na página do evento ou pelo telefone (51) 3590-8223.

Fonte: IHU
Share this: