Povos do Sul e Sudeste debatem a situação de crianças e adolescentes indígenas
Teve início hoje (28), a primeira oficina regional para discutir as condições de vida, políticas e direitos de crianças e adolescentes indígenas de cinco estados das regiões Sul e Sudeste do país. A oficina é parte do projeto “Formulação de políticas para crianças e adolescentes indígenas e capacitação dos operadores do Sistema de Garantia de Direitos”, uma parceria entre o Centro Indígena de Estudos e Pesquisas (Cinep), a Secretaria de Direitos Humanos (SDH/PR) e o Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Conanda).
A oficina acontece em Curitiba, no Paraná, até quarta-feira (30), e conta com a participação de 53 representantes indígenas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro; além de integrantes da equipe do Cinep e representantes da SDH. Dentre as etnias representadas estão Xokleng, Kaingang, Guarani, Ñandeva, Pankararu e Xetá.
Durante os três dias de encontro, serão realizadas seis sessões de trabalho em que serão identificadas as situações de violência e vulnerabilidade vivenciadas por crianças e adolescentes indígenas; apontados os relatos sobre os usos, costumes, tradições, normas e práticas indígenas de cuidado, educação e correção das crianças e adolescentes como resposta aos problemas enfrentados em cada região; relatadas as ações de políticas públicas e de violência estatal; discutida a importância das crianças e adolescentes indígenas para o presente e o futuro de cada povo; e, por fim, debatidas as possibilidades de ação e políticas conjuntas para a melhoria de vida das crianças e adolescentes indígenas.
A primeira ação da parceria entre Cinep, SDH e Conanda aconteceu em maio deste ano, quando foi realizado em Brasília o I Seminário Nacional sobre Direitos e Políticas para Crianças e Adolescentes Indígenas, que contou com a presença de diversos representantes de povos indígenas de todo o Brasil. A organização desta primeira oficina regional conta ainda com o apoio da Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpinsul).
Informações:
Clarissa Tavares – Assessora de comunicação do projeto – (61) 8221.0862
Vilmar Moura Guarany – Coordenador do projeto – (61) 8490.9387/ 3225.4349
Walisson Araújo – Coordenador Geral do Sistema de Garantia dos Direitos da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da SDH – (61) 2025.3961
Serviço:
Quando:
Onde: Paraná Suíte Hotel – Rua Lourenço Pinto, 456, Centro – Curitiba/PR
Oficina regional Sul/Sudeste sobre Direitos e Políticas para Crianças e Adolescentes Indígenas