Documento final – I ASSEMBLEIA DOS POVOS INDIGENAS DE GOIAS E TOCANTINS
Documento final da I Assembléia dos Povos Indígenas de Goiás e Tocantins.
Nós povos indígenas das etnias do estado de Goiás e Tocantins presentes nesta assembléia, apresentamos nossas reivindicações e cobramos nossos direitos no presente documento, que será encaminhado as entidades competentes para que sejam tomadas as devidas providências. Segue abaixo as reivindicações oriundas das etnias Apinajé, Krahô, Xerente, Karajá de Xambioá, Javaé, Krahô-Kanela, Karajá de Aruanã, Tapuia e Acadêmicos Indígenas da UFT.
Educação Escolar indígena
Povo Xerente
Solicitar reforma nas escolas indígenas
Implantação de escolas nas aldeias que não tem.
Entrega de merenda escolar em dia
Respeito ao perfil profissional na hora de contratação dos servidores da Educação que irão trabalhar dentro das aldeia como professores e diretores, para que tenha mo mínimo ensino médio.
Povo Karajá-Xambioa
Implantação do uma biblioteca no CEMI Karajá-Xambioá com todos os móveis necessários.
Contratação de novos professores, incluindo os professores bilíngües (mulher).
Produção de material didático especifica do povo Karajá-xambioá.
Mudança no cardápio de alimentação escolar.
Bolsas para os universitários indígenas, principalmente os de cursos integrais.
Povo Krahô-Kanela
Queremos a construção do colégio na aldeia Lamkraré na área K.K.
Povo Tapuia
Que o governo do Estado de Goiás crie uma resolução que garanta concurso publico especifico para professores indígenas.
Que o governo garanta o recurso especifico e criação de material didático próprio.
Construção de uma quadra poliesportiva para pratica de educação física.
Incentivo para cursos preparatórios para vestibulares nas aldeias indígenas.
Povo Karajá de Aruanã
Estamos precisando de concurso publico diferenciado para termos segurança no trabalho.
Povo Krahô
Construção da escola nas aldeias que ainda não tem.
Contratação de auxiliares gerais vigia e merendeira.
Murar escolas.
Contratação do professores nos lugares que não tem.
Iluminação nas escolas
Material completo;
Televisão
DVD
Maquina digital
Antena parabólica
Precisamos de um supervisor para visitar nas escolas todos os meses.
Diária para os caciques nos encontros da educação.
Povo Javaé
Ampliação, reformar muros de todas as escolas.
Fundação Nacional de Saúde
Povo Xerente
Necessidade de transporte na área xerente para buscar os doentes de sua aldeia.
Pagamento do agente indígena de saúde e AISAN.
Existência de enfermaria precária e falta de medicamento
O atualmente o atendimento de só 10 pessoas na visita dos médicos é insuficiente seja ampliado o numero de consultas por visita médicas.
Povo Krahô-Kanela
Queremos os melhoramentos de saúde do povo K.K (transporte, consulta, exame, remédio).
Queremos o termino e conclusão do posto de saúde na aldeia Lankraré e conclusão de banheiro.
Povo Tapuia
Completar saneamento básico na área I e II
Poço artesiano e banheiros
Construção de um posto de saúde, específico ao atendimento medico e odontológico na aldeia.
Recurso de exames médicos de urgência.
Convênio com hospital de Rubiataba e Ceres.
Povo Krahô
Reclama falta de medicação, falta transporte, falta de atendimento médico nas aldeias.
A contratação de um médico
Falta de rádio nas aldeias
Luz para todos na área Krahô
Posto de saúde que não tem
Aumento dos salários dês Ais e AISAN
Capacitação do Ais e AISAN
Queremos que a FUNASA mande fazer a prótese,
contração dos Ais nos lugarem que não tem
Carros nos postos de saúde
Saneamento básico nas aldeias que ainda não tem
Telefone nos lugares que não tem
Armários para guardar os medicamentos
Melhoramento na casa de apoio
Boa alimentação para os pacientes.
Material completo para o dentista.
Ambulância no pólo base e ponto de apoio
Dois transportes para os pajés para tratar dos pacientes em outras aldeias
Toda manutenção para os veículos.
Uniformes para os argentes de saúde
Bicicletas para os Ais
Balança para os Ais nas aldeias que não tem posto de saúde
Ajuda de custa para os conselheiros locais de saúde nos encontros.
Implantação de para raios.
Povo Javaé:
Reformas dos postos de saúde nas aldeias Barreira Branca e São João, com alojamento para as técnicas em enfermagem, ampliação dos postos de saúde e distribuição de água.
Reclamam a falta de assistência de encaminhamento para o pólo, muitas vezes os pacientes pagam a passagem do seu bolso.
Despreparo dos técnicos de saúde
Falta de médicos que atendem somente 3 (três) indígenas por dia
Falta de automóveis
Falta de respeito dos funcionários dos pólos com os indígenas
Dormitórios e refeições do pólo de saúde muito precários
Falta de respeito com os pacientes que ao chegar à rodoviária vão a pé ate o pólo
Povo Apinajé:
Saúde: Melhoria do atendimento da saúde preventiva, saneamento básico, transporte e comunicação.
Educação: Construção de escolas nas aldeias aonde ainda não tem, e uma educação escolar indígena diferenciada.
Terra: garantia, vigilância e fiscalização de nossa terra.
Encascalhamento e recuperação de nossas estradas internas, no total de mais de
Instalação de energia elétrica do programa luz para todas nas aldeias aonde não tem.
Construção de ginásio poli-esportivo nas duas aldeias; São José e Mariazinha.
Iluminação pública em todas as aldeias.
Instalação de telefones públicos em todas as aldeias.
Paralisação e cancelamento, pelos órgãos ambientais, MPF e FUNAI de todas os projetos que estão ameaçando e causando danos ambientais e sociais aos nossos territórios e aos nossos povos (hidrelétricas, sojas, eucaliptos etc.)
Cordialmente caciques e lideranças Apinajé.
Funai
Povo Xerente
Complementação das linhas de energia elétrica nas aldeias
Isenção da taxa de energia de todas as aldeias e das que viram obter. (CELTINS)
Situação das estradas é precárias, dificuldade de acesso às aldeias.
Melhorias nas estradas e pontes
Povo Tapuia:
Nova reestruturação da FUNAI e deixar uma Administração Regional em Goiânia para melhor atendimento das etnias Karajá de Aruanã Tapuia Avá Canoeiros de GO.
Que a FUNAI dê assistência no nosso processo de ampliação em nosso território tradicionais.
Povo Krahô-Kanela:
Demarcação do restante do terreno K.K. T. I. Mata Alagada.
Fiscalização na área.
Regularização da documentação do povo indígena K. K. que se encontra em restrição no SPC
Povo Karajá-Xambioá:
Rebaixamento de rede de energia na aldeia Nova Kurehê
Reforma da estrada que da acesso as aldeias da terra Karajá-xambioá.
Construção de uma ponte que dá acesso as aldeias.
Continuação do projeto de construção de casas nas aldeias;
Embargamentos dos recursos hídricos do rio Araguaia.
Estudantes indígenas
Ter uma equipe preparada para avaliação dos documentos apresentados pelos alunos que passam no vestibular: autodeclaração
Declaração da sua comunidade (seus caciques e lideranças reconhecida) e só matricular se apresentar documentação completa.
Criação de um programa para os universitários indígenas fora das aldeias em relação
a sua permanência:
Transporte
Alimentação
Vestuário
Material acadêmico
Garantir uma política de bolsa permanência em que o aluno não tenha que cumprir as 20 horas.
Resolução urgente para abrigar os estudantes indígenas pois a casa esta super lotado.
Apoio para a construção da casa, pois o lote nos já temos.
Precisamos de um espaço maior dentro da universidade.
Que tenhamos uma coordenação na SEDUC responsável pela educação superior indígena.
Povo Krahô:
Estradas para todas as aldeias cascalhadas e as ponte de concreto no lugar que precisa
Queremos que AR de Arguaína continue onde está.