Acidente mata filho caçula do Cacique Xikão
“Recebe teu filho, minha mãe natureza, ele não será sepultado, ele será plantado, para que dele nasçam novos guerreiros”.
Na tarde de hoje, 9 de junho, um grave acidente ocorrido na PE-217, estrada que corta a terra indígena Xukuru, causou a morte de Uelson José de Araújo (conhecido como Gordo), 30 anos, e deixou sua esposa Isabele gravemente ferida. Desde o assassinato de seu pai, o cacique Xikão, em maio de 1998, Gordo passou a colaborar com sua mãe Zenilda e seu irmão, o cacique Marcos, nas atividades de articulação, coordenação e mobilização do povo. Atualmente era presidente da Associação Indígena Xukuru do Ororubá.
A moto em que se encontravam Gordo e sua esposa foi atingida por um veículo modelo Caravan que trafegava na contramão. A PE-217 é muito estreita, acidentada, não possui acostamento e seu asfalto encontra-se em péssimas condições. O condutor do Caravan fugiu sem prestar socorro às vítimas. O corpo de Uelson foi liberado pelo IML da cidade de Caruaru às 22hs30, sendo trasladado em seguida para a Aldeia Santana, município de Pesqueira (PE), próximo ao local onde ocorreu o acidente. Sua esposa continua internada no Hospital Regional de Caruaru.
O Cimi manifesta solidariedade aos familiares de Uelson e a todo o Povo Xukuru.
Brasília, 9 de junho de 2010.
Cimi – Conselho Indigenista Missionário
(Zenilda Xukuru)