Começa hoje julgamento dos acusados da morte de Marcos Verón
Inicia hoje (3) o julgamento de três dos acusados do assassinato do líder indígena Marcos Verón, morto em janeiro de 2003. O julgamento foi transferido de Dourados para São Paulo para garantir a lisura e imparcialidade no julgamento dos responsáveis pelo assassinato. O que os familiares, a comunidade de Takuara, onde ocorreu a violência, e os Kaiowá Guarani do Mato Grosso do Sul esperam é punição exemplar dos responsáveis pela morte do líder indígena.
O início do julgamento estava previsto para o mês passado, porém houve o adiamento por solicitação da parte dos réus. Na ocasião uma delegação indígena foi a São Paulo. Porém para esta nova data a Funai disse não ter recursos para possibilitar a presença de uma delegação indígena.
O que os Guarani Kaiowá continuam se perguntando é porque mais de 200 membros de seu povo estão nas prisões do Mato Grosso do Sul, enquanto nenhum dos assassinos de suas lideranças estão na cadeia. Na década de 90 foram julgados e absolvidos os assassinos de Marçal de Souza Tupã’y morto dia
Egon Heck