23/04/2010

Primeira semana dos povos indígenas em Curitiba

O Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no ano em que festeja os 50 anos de devoção através da novenas em Curitiba (PR), promoveu a Semana Semana dos Povos Indígenas no Centro Comunitário Santo Afonso entre os dia 11 a 16 de abril de 2010, com o objetivo de despertar um interesse maior pela realidade e lutas dos Povos Indígenas sobreviventes do projeto colonizador.

Os Parceiros da Missão ( Missionários Leigos Redentoristas) de Curitiba organizaram com muito empenho um ciclo de Palestras, filmes-Documentários e debates, que ficarão para a história de solidariedade do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Para a Palestra de abertura tivemos a grata satisfação de ouvir e debater com o companheiro de Cimi, Prof. Dr. Benedito Prezia – Lingüista pela USP e Antropólogo pela PUCSP que tratou sobre o Povo Kaingang, São João Maria e a Guerra do Contestado. No dia 18/04/2010 a TV Educativa mostrou, através do Programa Nacionalidade Brasileira, a entrevista realizada com ele, por ocasião da Semana dos Povos Indígenas, organizada pelo Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, este programa repercutiu em alguns estados brasileiros , incluindo o Distrito Federal.

Durante a Semana tivemos bons e pertinentes debates a partir de alguns Documentários como “Terra dos Índios”, “Sementes de Sonhos”, “Povo Guarani: Grande Povo” e um curta sobre os Xeta (Hetá), este último povo localizado no Estado do Paraná e com uma população em torno de 100 sobreviventes. Até hoje, para vergonha nacional e paranaense, a terra tradicional dos Hetá não foi demarcada conforme determina a Constituição Federal.

Houve uma variada exposição de artesanato, vinda da aldeia urbana Kakané Porá, na periferia de Curitiba, reunindo os povos Kaingang, Guarani e Xeta(Heta).

Estudantes universitários Guarani e Kaingang que residem em Curitiba por conta de seus estudos, partilharam seus desafios, sonhos e Esperanças, juntamente com o Pe. Justino (primeiro indígena padre salesiano) do Povo Tukano (e Tuiuka) que partilhou conosco aspectos fundamentais da cultura de seu povo reafirmando a necessidade de se buscar garantir os direitos dos Povos Indígenas e o respeito a diversidade de povos e culturas.

A Semana foi encerrada com a apresentação sobre Direitos Indígenas na Constituição da República federativa do Brasil, o trabalho desenvolvido pelo Cimi Conselho Indigenista Missionário, no apoio as lutas dos povos indígenas e os desafios a nossa sociedade para que reconhecendo a pluralidade étnica existente possa se pautar por ações efetivas de respeito e apoio nas pressões junto ao Governo brasileiro para que o mesmo no cumprimento do mandato constitucional demarque todas as terras indígenas, pois ainda se constata que a maioria delas encontram-se sem providências.

Que em nosso aprendizado a partir dos Povos Indígenas possamos abrir a mente e o coração para cultivar um espírito solidário e não admitir a submissão, o desrespeito, o preconceito e a injustiça praticada contra qualquer ser humano, uma vez que esta atitude é condição primordial para uma sociedade que quer trilhar um caminho realmente humano e cristão. A indiferença e a impunidade não fazem parte deste caminho, pois ai está o alimento de toda violência contra os povos indígenas e suas culturas.

Como gesto concreto da Semana dos Povos Indígenas, afirmamos compromisso com a Campanha Basta de Genocídio: Por terra, e vida do povo Guarani Kaiowá do Movimento Povo Guarani: um grande povo. Ver e imprimir as folhas de abaixo assinados pelo site do cimi WWW.cimi.org.br

Desde Curitiba, Ir. Jorge Tarachuque,C.Ss.R – Missionário Redentorista

Fonte: Cimi - Regional Sul/Equipe Paraná
Share this: